Vinte e quatro anos após a inauguração da pirâmide de vidro de I.M. Pei, o Musée du Louvre apresentou a sua segunda peça de arquitetura contemporânea no dia 22 de setembro ao público.
O novo Departamento de Arte Islâmica é projetado pelo arquiteto milanês Mario Bellini e seu colega francês Rudy Ricciotti, que ganhou a comissão através de um concurso internacional em 2005. Semelhante a IM Pei, a dupla criou uma iluminação natural, espaço da galeria subterrânea sob um telhado de vidro ondulado, dentro do pátio histórico da Cour Visconti.
Escavado a uma profundidade de 12 metros, os 2800 m² da galeria em plano aberto se tornará a nova casa da prestigiosa coleção do Louvre de Arte Islâmica. O nível inferior da galeria e sua escultórica escada são compostos de um concreto especial preto encerado, proporcionando um forte contraste com o telhado de vidro aparentemente flutuante e as paredes do perímetro quase invisíveis de vidro.
Um dos grandes desafios do projeto foi criar uma adição contemporânea que poderia respeitosamente coexistir com as fachadas circundantes do existente, do século 18, Cour Visconti.
Bellini descreve, “A solução foi um foulard que ondula como se estivesse suspenso no espaço pelo vento, quase tocando o chão do pátio em um ponto, mas sem onerar totalmente ou contaminar as fachadas históricas.”
Ele argumenta ainda: “Obviamente, há referências a tapetes voadores, véus islâmicos ou música arábica. Simplesmente um respeito profundo para a coleção islâmica, combinada com um conhecimento pessoal (adquirida durante o curso de numerosas viagens) de seu contexto geográfico e cultural”.
O “véu enorme” é construído em uma rede de forma livre de 8.000 tubos de aço e vidro duplo isolante, envolta numa malha de alumínio ouro e prata. Painéis triangulares formam uma colmeia em alumínio polido e também são integrados à estrutura flutuante para refratar as imagens externas e luz difusa.
O telhado pesa um total de 120 toneladas, com uma espessura variando de 20 centímetros a 1,50 metros e uma altura máxima de 8 metros. É apoiado por oito pilares “retos” e “ligeiramente inclinados” que acentuam a sensação de leveza.
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