O Pavilhão do Reino Unido apresenta o trabalho de dez equipes de arquitetura que viajaram pelo mundo em busca de respostas imaginativas para questões universais. Venice Takeaway (ou Veneza “para viagem”) mapeia os seus percursos na Argentina, Brasil, China, Alemanha, Japão, Paises-Baixos, Nigéria, Tailândia e nos EUA, e demonstra o potencial criativo de se compartilhar ideias para além das fronteiras.
A exibição apresenta o trabalho de mais de vinte e seis arquitetos, curadores, acadêmicos, cineastas e escritores que foram selecionados por um comitê científico após um convite aberto para idéias.
Das curadoras Vanessa Norwood e Vicky Richardson:
Venice Takeaway (Veneza “para viagem”) examina temas significantes tanto no Reino Unido quanto em outras partes do mundo. Ao tornar claras práticas alternativas, a exibição evidencia o terreno comum dos arquitetos internacionalmente. Os temas incluem projetos de escolas, ofertas de habitações, desenvolvimento urbano, planejamento, consciência de riscos e o sistema de competição. Uma questão considerada por diversos participantes é o papel do arquiteto e a relação da profissão com o público.
A profundidade e perspicácia das pesquisas dos colaboradores é um lembrete de que a prática da arquitetura diz respeito tanto à observação e à reflexão quanto a projeto. A pesquisa utiliza um formulário bastante específico para entender a relação entre o contexto local e as condições gerais da arquitetura. Os assuntos variam entre um estudo detalhado da carreira de um arquiteto específico no Japão, um sistema de escolas padronizadas no Rio de janeiro e uma comunidade flutuante nos Paises-Baixos. O resultado é um arquivo que inclui horas de entrevistas filmadas, milhares de fotografias, desenhos detalhados e objetos.
A exibição em si apresenta duas atmosferas distintas: um ‘empório de ideias’ onde os arquivos das pesquisas dos participantes são exibidos; e uma série de propostas polêmicas para o Reino Unido em forma de instalações e objetos.
Esperamos que as propostas influenciem debates no Reino Unido, proporcionem uma injeção de idéias novas e iniciem um diálogo internacional. Os arquivos da pesquisa serão publicados online e em um catálogo, conformando um recurso em que outros poderão contribuir no futuro.
Venice Takeaway (Veneza “para viagem”), responde ao tema Commom Ground (Terreno Comum), proposto pelo Diretor da Bienal, David Chipperfield, por identificar formas imaginativas e ambiciosas de negociar os desafios de se fazer arquitetura. O processo de trabalho nesta exibição reforçou nossa crença na importância da mobilidade entre fronteiras, na abertura para novas idéias e na abordagem internacional de problemas compartilhados.