A luta pelo Cyclorama Center da Pensilvânia, datado de meados do século XIX, está chegando ao fim. Localizado no coração do Parque Militar Nacional de Gettysburg, o concreto e o tambor cilíndrico de vidro foram projetados pelo arquiteto moderno Richard Neutra e concluída em 1962, sob a iniciativa ambiciosa Missão 66 com o objetivo de melhorar os serviços de visitantes nos parques nacionais.
A controvérsia em torno destino do edifício começou em 1999, quando o National Park Service dos Estados Unidos anunciou planos para derrubá-lo. Isso provocou uma grande batalha entre os partidários da arquitetura do século XX e puristas da guerra civil, levando o caso para o tribunal federal.No entanto, apesar desses esforços incansáveis, o destino das estruturas parece ser sombrio.
A oposição começou quando o serviço do parque anunciou que os planos para prosseguir com a demolição, a pintura de 115 metros de comprimento de Paul Philippoteaux, que descreve a batalha de Pickett’s Charge foi transferida para uma instalação recém-construída em outro lugar sobre o antigo campo de batalha. Vazamentos de água, resultante da má manutenção, tinham danificado o ciclorama histórico e levado a uma restauração de milhões de dólares em 2008.
O Recent Past Preservation Network e Dion Neutra, filho do arquiteto, lutaram contra a decisão processando o National Park Service. Uma decisão judicial em 2009 exigiu que o Gettysburg National Military Park concluísse uma revisão abrangente do edifício e considerasse soluções alternativas, já que eles não seguiram o procedimento adequado especificado na Lei de Proteção Ambiental Nacional e na Lei de Preservação Histórica Nacional para desenvolver planos para demolir Centro Cyclorama.
Na semana passada, a análise de 200 páginas foi lançada e a recomendação final do relatório foi de derrubá-lo.
“O serviço do parque não tem nenhuma necessidade para o uso contínuo do prédio”, disse o porta-voz do parque Katie Lawhon. E mais: “Demolir atende melhor os objetivos do Parque de proteger e preservar os recursos naturais e culturais, através da reabilitação da paisagem da batalha de 1863 em Gettysburg e sua comemoração temática veterana”, disse o relatório.
Referência: World Monuments Fund, Philly.com
Cortesia do usuário do Flickr fauxto_digit, sob licença Creative Commons.