Ontem, o Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a entrega da Medalha de Ouro 2013 ao arquiteto suíço Peter Zumthor por sua influência no avanço da arquitetura.
Tudo começou na Suíça em 1979, quando Zumthor fundou seu ” pequeno, mas poderoso e intransigente escritório”. Assim foi como construiu sua reputação e alcançou prestígio internacional com a criação de “espaços altamente atmosféricos através do domínio da luz e da escolha de materiais.” De suas pequenas capelas rurais às termas de Vals,a experiência Zumthor inflama os sentidos, com “cada detalhe reforça a essência do edifício e seu entorno.”
A presidente da RIBA, Angela Brady, declarou: “A obra de Peter Zumthor renova a relação com a tradição da arquitetura moderna, enfatiza o sentido de sua localização a comunidade e o material. Seus escritos se concentram na experiência de projetar, construir e habitar, enquanto suas obras estão comprometidas com a história da arquitetura. Ficarei muito honrada de entregar-lhe a Medalha de Ouro. “
Entre as obras mais conhecidas de Zumthor estão as Termas de Vals, na Suíça e o Kolumba Art Museum. Ele projetou o Serpentine Gallery do ano passado em Londres, também está presente na Bienal de Veneza deste ano.
Peter Zumthor receberá a Medalha de Ouro na quarta-feira 06 de fevereiro de 2013 em uma cerimônia no Royal Institute of British Architects, em Londres, que também entregará as bolsas Internacionais e de Honra de 2013.
Este ano, a Comissão de Honra do RIBA foi conduzida pela presidente da RIBA, Angela Brady, juntamente com os arquitetos Peter Clegg, Yvonne Farrell, professor Adrian Forty, Niall McLaughlin e Sarah Wigglesworth.
Via: RIBA