A notícia foi anunciada por Joan Clos, diretor executivo da ONU Hábitat: Medelín ganhou a honra de abrigar a conferência mais importante sobre cidades realizada pela ONU.
A transformação pela qual passou esta cidade nas últimas décadas, com projetos sociais e urbanísticos como o Cinturão Verde metropolitano, o parque linear do rio, as bibliotecas públicas e o sistema integrado de transporte, entre outros, foram destaque para que Medellím ganhasse, sobre outras cidades como Johannesburgo, África do Sul; Melbourne, Austrália; , Seúl, Coréia do Sul – que parecia ser a favorita -; Doha, Catar e Montreal, Canadá.
O Prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria destacou que este será o maior evento da história da cidade, do qual se espera obter “com base nas discussões, políticas públicas para a cidade, a região e o país.”
Agora começa a preparação para receber – em uma data a ser definida entre março e maio de 2014 – mais de 15 mil participantes relacionados ao planejamento urbano. O encontro custará 4 milhões de dólares e será financiado com dinheiro público e privado.
Fonte: elcolombiano.com