Desde o dia 29 de junho deste ano, os habitantes da cidade holandesa Eindhoven podem disfrutar de um passeio de bicicleta sem interrupções nem riscos à sua integridade, graças à construção de “Hovering”, uma rotatória suspensa criada especialmente para os ciclistas.
A infraestrutura, de uso gratuito, permite que os ciclistas provenientes de quatro rotas distintas ingressem na rotatória por rampas e siam em qualquer outra avenida, sem encontrar em nenhum momento os carros que circulam na via expressa A2, que está abaixo da rotatória.
De longe, a rotatória parece estar flutuando sobre a via, já que a estrutura circular de 72 metros de diâmetro está unida a 24 cabos que, por sua vez, convergem em um poste central de 70 metros de altura. Sua construção foi idealizada porque pela via expressa circulam, aproximadamente, 25 mil veículos por dia, o que convertia o lugar em um setor perigoso para quem transitava de bicicleta, especialmente para as crianças, que pegam esse caminho para chegarem a seus colégios. Segundo o site BicycleDutch, a rotatória teve um custo total de 20 milhões de euros.
Antes da “Hovenring”, os ciclistas do lugar tinham ciclovias próximas à via equipadas com semáforos, bastava que um motorista ou um ciclista não respeitasse uma luz vermelha para provocar um acidente. Na imagem superior, pode-se distinguir as ciclovias anteriores de cor café.
Como a cidade de Eindhovem é a sede de várias empresas mundiais de tecnologia e iluminação, considerou-se necessário que a via A2, acesso principal e rota de entrada à cidade de Veldhoven e ao subúrbio Meerhoven, tivesse uma infraestrutura imponente e exemplar, que demonstrasse parte de sua identidade, caracterizada pela inovação tecnológica e por seu incentivo ao uso da bicicleta, como meio de transporte.
Durante sua construção no começo de 2012, o vento da zona fez com que os cabos vibrassem mais do que o esperado, o que resultou na decisão de trocar todos os cabos por outros mais resistentes.
No dia 29 de junho deste ano, dia da inauguração, a rotatória foi o cenário de uma verdadeira festa. Em “Hovering” foram pendurados balões e foi realizada uma corrida entre um vereador de Eindhoven e outro de Veldhoven. Além disso, em uma loja de automóveis próxima à via, foram instaladas pequenas rampas nas quais as crianças puderam praticar com suas bicicletas.
Claramente, a rotatória Hovering é um exemplo de políticas públicas inclusivas para os usuários das bicicletas, que aumentam consideravelmente ao ver os efeitos positivos de seu uso na saúde física e metal, e no meio ambiente.