A fabricante indiana de automóveis, Tata Motors, juntamente com a companhia Motor Development International (MDI), de Luxemburgo, criaram o AirPod, um automóvel que funciona com ar comprimido, o que o torna o menos poluente já criado.
Este automóvel tem autonomia de 200km, velocidade máxima de 70km/h, não demora mais que dois minutos para ser recarregado e sua recarga não chega a custar 1 euro. Sua recarga pode ser feita em qualquer centro de serviços, já que não necessita de nada além de ar.
Seu motor funciona extraindo a pressão do ar de um tanque cuja capacidade é 175 litros. Seu chassi tubular e corpo em fibra de vidro o tornam um carro leve, que pode transportar, no máximo, quatro passageiros, três adultos e uma criança. Além disso, por ter dimensões reduzidas, é um carro ideal para áreas urbanas.
Se os usuários não contam com um centro de serviço por perto, o automóvel pode ser conectado à corrente, pois conta com um compressor elétrico de 220v que pode ser carregado em 3 ou 4 horas.
Como não há combustão durante seu funcionamento, a troca de óleo só é necessária a cada 50mil km. Quando foi fabricado, em 2009, os primeiros testes apresentaram problemas de resfriamento, que foram solucionados com a instalação de um sistema interno de ar condicionado que expulsa o ar através do tudo de escape, com a temperatura variando entre 0ºC e -15ºC.
Por enquanto, o protótipo não tem data marcada para comercialização, no entanto, pelas informações divulgadas até o momento pela fabricante, a Índia poderia ser o primeiro país a comercializar este carro, e espera-se que dentro de pouco tempo.