No passado dia 24 de Setembro, o Nederlandse Tuinbouwraad (NTR) anunciou a cidade de Almere, juntamente com a sua proposta concebida pelo escritório MVRDV, como vencedora da prestigiada exposição mundial hortícola, Floriade 2022. O evento acontece uma vez a cada dez anos na Holanda e atualmente é encerrado em Venlo.
O projeto dos MVRDV para Almere não é um local de exposição temporária, mas uma Cité Idéale verde perene como uma extensão para o centro da cidade existente. O local beira-mar em frente ao centro da cidade será desenvolvido como uma nova e vibrante vizinhança urbana e também uma biblioteca de plantas gigante que permanecerá para além da exposição.
A ambição é criar uma exposição 300% mais verde do que o padrão atual, tanto literalmente verde quanto sustentável: cada programa será combinado com as plantas que criarão surpresas programáticas, inovação e ecologia. Ao mesmo tempo, o local terá com um vasto programa, incluindo uma universidade, hotéis, marina, escritórios e residências mais urbanas do que qualquer outro Floriade jamais teve antes, é uma cidade verde exemplar.
Winy Maas discute o plano: “Sonhamos em fazer cidades verdes. Cidade que é literalmente verde, assim como ecológica. Uma cidade que produz alimentos e energia, limpa sua própria água, recicla resíduos e possui uma grande biodiversidade. Uma cidade que pode até mesmo ser autárquica: um mundo simbiótico de pessoas, plantas e animais. Pode esta simbiose entre a cidade e o campo oferecer argumentação essencial para as preocupações globais sobre urbanização e consumo? Podemos perceber nos próximos dez anos, um exemplar da cidade “verde” que realiza esta síntese? Pode essa cidade ser a Floriade 2022? ”
Almere com MVRDV venceu o concurso em cima de Boskoop com OMA / Rem Koolhaas, Groningen com o West 8 e Bijlmer Amsterdã com MTD Lanscape Architect.
Saiba mais sobre a proposta ganhadora no endereço: Proposta para a Exposição Floriade 2022 em Almere – Holanda / MVRDV