Em meados de 2011, as autoridades locais de Toronto se comprometeram que os totens informativos dispostos nas calçadas teriam informações relevantes para os transeuntes. Além disso, asseguraram que diminuiriam seu tamanho para não obstruir o trânsito de pessoas e de ciclistas, nem bloquear as linhas de visão das ruas. Entretanto, uma vez instalados este ano, a única coisa visível nos totens eram anúncios publicitários, o que gerou incomodação entre os cidadãos, que não reconheciam nenhuma utilidade na informação que lhes era entregue.
Por isso, o coletivo cARTographyTO, que reúne residentes e artistas locais, decidiu intervir nos totens com pinturas e mapas “artísticos” associados ao lugar onde estão instalados, para que os pedestres possam circular com maiores conhecimentos dos diferentes setores da cidade.
Os totens publicitários tem duas áreas que se pode inserir informação: a primeira é de maiores proporções e é sustentada, a seu modo, por outra mais estreita. A empresa de publicidade havia se comprometido a incluir informação de qualidade e útil na área mais ampla. Contudo, uma vez instalados, os pedestres se deram conta que a publicidade cobria o maior espaço de cada totem.
Durante sua instalação, a empresa arrancou árvores e grades de estacionamentos para bicicletas, porque interferiam com a localização projetada para os totens publicitários. Também, muitos ciclistas asseguraram que no momento de arrancar as grades de estacionamento, levaram com elas as bicicletas que estavam amarradas.
Frente a isto, o coletivo interveio em 35 totens com manifestações artísticas e instalações, que foram doados para os cidadãos de Toronto. Alguns dos totens contam com mapas “artísticos”. estes foram desenhados a mão com uma simples simbologia, a que pode ser interpretada por qualquer pessoa. Neles se incluem a localização de centros culturais, universidades, hospitais e cafeterias.
Entre as dezenas de totens que foram modificados, destaca-se um onde foi agregado jardineiras e outro onde, ironicamente, se recriou a entrada de um local da noite, graças a participação voluntária de cidadãos. em outros totens se detalharam os trajetos dos ônibus e incluíram seus horários. Um dos totens que mais chamou a atenção foi um que tinha uma bicicleta azul no seu interior.
A medida foi justificada pelo coletivo como uma devolução dos espaços públicos aos transeuntes, já que a modificação do projeto não considerou uma consulta com os cidadãos. Em declarações de um portavoz de cARTographyTO, “estas estruturas passam a ideia dos totens como fontes de informação de utilidade pública. entretanto, quando nos fixamos neles, consideramos difícil encontrar os mapas, o que vai contra as diretrizes próprias do espaço público da cidade. como a prefeitura permitiu que isto acontecesse? Além da poluição visual, estes totens são um perigo para a segurança”.