Esta semana, em nossa série Fotografia e Arquitetura, apresentamos o trabalho de Diego Opazo, fotógrafo que se dedica há 10 anos em arquitetura, sem ser arquiteto de fato. Diego fotografou muitos dos projetos espanhóis mostrados no site.A seguir, temos uma entrevista e uma pequena seleção de seu trabalho.
1. Quando e como você começou a fotografar arquitetura?
Meu amor pela fotografia começou quando criança, e desde então, não me separei dela, já que os anos de amor converteram-se em uma profissão. No início me interessava, sobretudo, a reportagem, o viajar e desenvolver trabalhos mais relacionados com documentários. Finalmente me iniciei na fotografia de arquitetura há uns 10 anos, quando um escritório me encomendou um trabalho. Desde aquela ocasião, fotografo arquitetura e arte.
2. Você é arquiteto?
Não, não tenho formação arquitetônica, mas sempre me interessou. Graças à fotografia me adentrei na arquitetura, pode-se dizer que me aproximei do trabalho com conceitos mais plásticos ou estéticos, tentando transladar isso para a fotografia. Com a experiência e minha relação com os arquitetos pude entender outros aspectos da profissão que me auxiliaram muito a desenvolver meu trabalho e obter mais informações para enfrentar as obras, começar a perceber aspectos que não tinha considerado anteriormente ou não tinha dado suficiente importância. Embora eu, pessoalmente, ache que é importante que o fotógrafo se aproxime inicialmente das obras com um olhar fotográfico diferente do que pode tido o arquiteto para o desenvolvimento do projeto.
3. Por que gosta de fotografar arquitetura?
Sobretudo porque me agradam as duas coisas. A fotografia e a arquitetura. Além disso, porque posso trabalhar tranquilo, sozinho, com tempo para planejar os planos e observar as mudanças de iluminação durante o dia, observando como muda a obra e seus volumes com o movimento da luz.
Em definitivo, gosto de trabalhar com tempo, poder observar com calma e deixar de lado a pressa que é tão frequente em outras modalidades da fotografia.
4. Arquiteto favorito?
A verdade é que gosto de muitos arquitetos, algumas obras mais que outras, claro, mas é um pouco difícil dar nomes, pois seguramente deixarei algum de fora. Posso dizer o que eu não gosto. Não gosto nem um pouco da arquitetura de espetáculo, especulativa e bombástica com pouco conteúdo. Acho que há muito espetáculo gratuito.
5. Obra favorita?
Como a pergunta anterior, é difícil decidir uma obra favorita. Mas posso dizer-te uma obra, pois considero o Escritório Johnson Wax, de Frank Lloyd Wright, alucinante.
6. Como você trabalha?
Somente por encomenda por arquitetos. Não costumo fotografar por minha conta, para depois vender para revistas. Normalmente meus trabalhos são posteriormente publicados em revistas ou livros.
7. Que equipamentos e softwares você usa?
Utilizo somente câmeras Mamiya e Canon, softwares Lightroom e Photoshop e sistema operacional Mac.