O parque Ecológico Lago Texcoco (PELT), na Cidade do México, é um projeto que já se encontra em sua primeira fase de construção e uma vez terminado se converterá no maior parque urbano do mundo, com mais de 143 milhões de metros quadrados de espaços públicos e infra estrutura verde.
O autor do projeto é o arquiteto e urbanista mexicano Iñaki Echeverria, ele incorporou neste espaço – localizado nos limites da zona metropolitana da cidade do México – natureza, cultura e infraestrutura. Estas terras, antigamente ocupadas pelo Lago de Texcoco, são fundamentais para o equilíbrio hidrológico do Valle de México.
Estas terras, antigamente ocupadas pelo Lago de Texcoco, são uma área chave para o balanço hidrológico do Valle de México já que contém 11 rios, 14 canais de águas residuais, 4 estações de tratamento e 6 lagos. O maior corpo de água, o Lago Nabor Carrillo, conta com uma superfície de 1000ha e é um precedente a restauração ecológica do local.
O objetivo é afirmar o local como a peça de infraestrutura verde mais importante do Valle. Esta infraestrutura será capaz de reconciliar a cidade com sua geografia, incorporar os ciclos hidrológicos, como parte do funcionamento da zona metropolitana, eliminar o perigo de inundações para a população humana e contribuir no restabelecimento do bioma nativo.
Este projeto terá a capacidade de revitalizar as redes sociais, culturais e educativas da área mais abandonada da cidade do México. O projeto busca gerar uma borda ecológica suave como reação ao crescimento exponencial do século passado que levou a cidade de uma população de 3 milhões em 1950, a mais de 20 milhões no ano 2000.