Fernando de Mello Franco, sócio do escritório MMBB desde 1991, sempre atuou em projetos de escala pública, junto com os outros sócios do escritório, Milton Braga e Marta Moreira, além de parcerias com o renomado arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha.
Apesar de não possuir experiência política, Fernando de Mello Franco foi escolhido como futuro Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo e agora será o responsável pelo projeto “Arco do Futuro”, que transformará o traçado urbano da cidade, herdado do plano de avenidas do prefeito Prestes Maia (1896-1965).
A tese de doutorado do futuro secretário aborda justamente a criação da cidade. Intitulada “A Construção do Caminho”, através dela o arquiteto defende que as várzeas e os rios foram determinantes na estruturação da capital paulista.
Desta forma, o projeto Arco do Futuro busca conectar as áreas periféricas da cidade e reverter a lógica da cidade radial criada por Prestes Maia – plano implantado a partir de 1930 em São Paulo, responsável pela ocupação dos fundos de vale, principal causa das enchentes, e que sobrecarregou o centro.
Dentre os projetos públicos criados pelo MMBB, vale ressaltar alguns como o mais recente que seria a Revitalização do Córrego do Antonico, em Paraisópolis, e outros da década de noventa como: os Corredores de Ônibus, terminal do parque Dom Pedro e a garagem do Parque Trianon. No interior de São Paulo, também há o recente projeto da Escola de Ensino FDE, em Campinas.
Além da experiência técnica, o arquiteto também possui uma carreira acadêmica conceituada. Além dos 13 anos dedicados às aulas de arquitetura no curso de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, Mello de Franco também já foi professor visitante de Harvard.
Via Folha