A construção teve início no Centro de Caráter e Liderança para o Desenvolvimento (CCLD) da Academia da Força Aérea dos EUA, projetado por SOM. Este novo edifício será a mais recente adição ao Campus da Academia da Força Aérea em Colorado Springs, Colorado, que também foi desenhado por SOM em 1954. A concepção e construção da nova instalação dá a oportunidade para o SOM de revisitar o projeto significativo do século 20 e incorporar os valores do projeto inicial para a adição.
O novo prédio de 4.273,54 metros quadrados encontra-se no limiar entre seguros recintos dos cadete e partes do campus abertas ao público. O CCLD se encaixa no contexto de edifícios existentes, Arnold Hall e do Tribunal de Honra, e está situado como ponto de ligação entre os vários fluxos através do local, incluindo cadetes, professores, VIPs e público. O edifício contém um fórum – um espaço de encontro para interações acadêmicas e sociais – juntamente com conferências e seminários, quartos, escritórios, uma biblioteca e uma sala de conselho de Honra.
Para localizar o novo edifício, SOM colaborou com um astrônomo, Dr. Devin Della-Rose, para garantir que Polaris seria sempre o norte do edifício a 39 ° de altitude. O alinhamento com a Estrela do Norte simboliza os valores centrais da Academia da Força Aérea. Um banco, dentro da Sala de Honra alinha-se com a estrela através de uma abertura no teto e um óculo no topo da clarabóia de 32 metros de altura.
O edifício ganhou antecipadamente a Certificação LEED Prata do Green Building Council dos EUA. SOM tem projetado um modelo integrado para a concepção, construção e operação dos sistemas de construção para desenvolver os métodos sustentáveis para esta edifícios. É a confluência do uso de ventilação natural na clarabóia, aquecimento radiante e resfriamento, painéis fotovoltaicos, iluminação natural e sensores de presença ajudam a reduzir o consumo de energia anual do edifício em quase 70% em relação a um código compatível com o modelo base ASHRAE 90,1-2.004.