A obra de iluminação de arte interativa Lotus Dome, realizada pelo artista e arquiteto Daan Roosegaarde do Studio Roosegaarde, foi inaugurado na Igreja Sainte Madaleine em Lille, França. O projeto que estará aberto ao público até 13 de janeiro de 2012, é uma estrutura de estar, feita de centenas de flores de alumínio ultra-leves que se dobram e se abrem em resposta ao comportamento humano.
LOTUS DOME hundreds of high-tech flowers by Studio Roosegaarde from Daan Roosegaarde on Vimeo.
Quando o público se aproxima, a cúpula prateada grande se ilumina, e abre suas flores. Seu comportamento vai da respiração suave a um estado de comportamento dinâmico, quando pessoas interagem. A luz segue as pessoas pouco a pouco, criando um jogo interativo de luz e sombra.
Se representa a forma da flor de lotus nas paredes, e o baixo e profundo som, transforma o ambiente renacentista em uma igleja-tecno. O inteligente papel de lotus, está especialmente desenvolvido pelo Studio Roosegaarde e seus fabricantes, e está feito de várias camadas finas de mylar que se dobram, abrem e fecham quando são tocadas pela luz. Este artesanato de alta tecnologia, é similar ao do pensamento inovador da arquitetura da igreja do século 16. Roosegaarde: “Estamos atualizando o Renascimento, aplicando uma camada de alta tecnologia que faz com que a arquitetura tenha vida:.
Lotus Dome foi criado para a cidade de Lille e seus habitantes. O objetivo era ativar o edifício renascentista, mas deserto, e fazer que a arquitetura se torne mais viva e contemporânea. Esta relação dinâmica entre as pessoas e a tecnologia é o que Roosegaarde chama de, A Poesia-Tecno. “Lotus Dome funciona como um mediador, elementos de união da arquitetura e a natureza, do passado e do futuro”.