Os arquitetos sonham projetar dentro dos parâmetros das necessidades dos clientes… mas nem todos os dias se projeta para a raça de seu cliente.
Esta foi a tarefa proposta por Kenya Hara, diretor de projeto de Muji, quando propôs a 12 arquitetos renomados para que projetassem ambientes arquitetônicos que “mudem a forma como os seres humanos interagem com seus cachorros”. Cada um dos arquitetos trabalhou com uma raça em particular – Kazuyo Sejima de SANAA com o Bichon Frise, Shigeru Ban com o Papillon, Atelier Bow-Wow com o Dachshund, Sou Fujimoto com o Boston Terrier, Kengo Kuma com o Pug etc, – escolhidos não precisamente por semelhança com algum estilo arquitetônico, mas para proporcionar diretrizes claras na hora de projetar.
Cada projeto estará disponível a partir de 20 de novembro, na página Architecture for Dogs. Os usuários poderão baixar as plantas, personaliza-las, e logo, subir imagens do projeto terminado. Também haverá pequenas versões disponíveis para compra em 2013.
O fato que levou Hara a lançar “Architecture for Dogs” não é nada casual. Longe de ser um amante dos cachorros, ele está interessado nas formas em que o pensamento arquitetônico pode alterar a maneira como conceitualizamos nossa vida cotidiana. No futuro, ele gostaria de ampliar o conceito – talvez para “Arquitetura para dormir” ou “Arquitetura para a natação”, por exemplo.
Os protótipos destas casas para cachorros serão exibidos no Design Miami, entre 05 e 09 de dezembro, também haverá uma tour mundial que culminará em uma exposição em Tóquio no final de 2013.