Esta semana em nossa seção Cinema e Arquitetura, apresentamos o “O Show de Truman: O Show da Vida”. Um clássico com atuação impecável de Jim Carrey que traz interessantes questões sobre nosso cotidiano. Através de uma abordagem dos aspectos determinantes da vida moderna, como a invasão da privacidade pela tecnologia e mecanização das relações humanas e espaciais.
Afinal, e se a sua casa, vizinhança, até mesmo sua cidade fossem um cenário? Este é o mundo fake – uma espécie de utopia suburbana – onde vive Truman Burbanks, enganado por laços de espaços e preso em rotinas. O filme questiona a ideia de uma realidade “perfeita”, e os problemas de cenas previsíveis da vida suburbana. A partir da perspectiva de planejamento urbano e da arquitetura, o filme faz você se perguntar: até que ponto devemos ter o controle sobre nossos ambientes? Até que ponto devemos projetar para além de nossas escolhas, ou aleatoriedade, ou desordem, em nome da “perfeição”?
INFORMAÇÕES
Título Original: The Truman Show
Ano: 1998
Tempo: 103 min.
País: Estados Unidos
Diretor: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Trilha Sonora: Burkhard Dallwitz, Philip Glass
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone
SINOPSE
Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.
TRAILER