Publicação: “Reclaim – Remediate Reuse Recycle”

Nesta semana, apresentamos uma publicação que é uma compilação de projetos urbanos de diferentes partes do mundo que têm sido parte de processos de reconversão de áreas que estavam abandonadas e que graças à gestão das autoridades, se posicionaram como lugares de encontro e entretenimento. Por exemplo, no espaço residual entre as linhas do trem que une Queens a Manhattan, em Nova York, se criou uma praça pública com jardins e áreas de descanso. Outro caso exposto é o que se desenvolveu no parque Cantinho do Céu em São Paulo, Brasil, onde se construiu uma rede de esgotos que evitou que as vias de circulação para ciclistas e pedestres fossem inundadas. Isto é só um resumo dos 82 casos presentes no livro, cada um classificado em um processo “RE” particular – seja de regeneração de territórios, reutilização de edifícios ou reciclagem de materiais – que altera a análise e discurso linear tradicional dos projetos de arquitetura urbana. 

via Plataforma Urbana

Conteúdos:

Artigos
Os processos de Regeneração, Reutilização e Reciclagem como expropriação / Javier Mozas
Projeto e Ação: Sobre as propostas ousadas / David Goodman

Os Processos “RE”
Capítulo 1: Regenerar
Capítulo 2: Reutilizar
Capítulo 3: Reciclar

Informação Relacionada
Agentes: Cronologia de ações
Antes e Despois: Antecedentes
Créditos

via Plataforma Urbana

Extrato:

"Chegou um ponto em que a atividade humana tem alguns interesses que comprometem a sua sobrevivência como espécie, mas também está provado que a justificação teórica da pressão que o progresso tecnológico exerce no ambiente se reafirma ou relaxa como cada momento histórico. Ian McHarg (1920 - 2001), fundador do Departamento de Paisagem da Universidade da Pensilvânia, foi um dos pioneiros do conceito de Planejamento Ecológico (Ecological Planning). Desde a publicação de seu livro Design with Nature (1969), a relação entre os fenômenos urbanos e os naturais tornou-se muito mais íntima e os dois mundos já se contemplam do mesmo lado do espelho. McHarg manteve uma forte oposição à maneira como se comportou a modernidade industrializada, a qual sempre equiparou a uma cultura arrogante de Dominação e de Destruição." 

“Reclaim – Remediate Reuse Recycle”

Editado por: a+t architecture publishers
Idioma: Espanhol e InglêsIdioma: Espanhol e Inglês
ISBN: 978-84-615-6020-2
Ano: 2012
Autor: Vários autores
Onde encontrar: Neste link de a+t

Sobre este autor
Cita: Britto, Fernanda. "Publicação: “Reclaim – Remediate Reuse Recycle”" [Publicação: “Reclaim – Remediate Reuse Recycle”] 03 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-84284/publicacao-reclaim-nil-remediate-reuse-recycle> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.