Esta semana na nossa seção Cinema e Arquitetura homenagearemos o grande mestre Oscar Niemeyer e, assim, republicamos o documentário: “Oscar Niemeyer – A vida é um sopro”, pois é através de documentários como este, realizado por Fabiano Maciel que podemos conhecer e entender um pouco mais do espírito de sua obra e quais são as ideias que o permitiram criar uma arquitetura única, muitas vezes menosprezada e outras tantas admirada. É um interesse registro que convidamos nossos leitores a desfrutar e comentar.
É possível contar a história de um povo através da sua arquitetura? Dizem que o aspecto mais importante da aparência dos edifícios está no que vislumbramos a respeito das sociedades que os construíram. Seguindo este raciocínio, podemos afirmar que a arquitetura de Oscar Niemeyer e outros arquitetos da sua geração é, com certeza, o que de melhor o Brasil produziu. Uma arquitetura com alma própria, inspirada na geografia de nosso país, que acabaria por influenciar arquitetos no mundo inteiro.
Oscar Niemeyer – A vida é um sopro é um filme que, sem pretender ser inovador ou genial como o personagem que lhe serve de tema, procura se pautar na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, para (re)construir a história do maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século.
No documentário, de 90 minutos, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a Arquitetura Moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo.
Produzido pela Santa Clara Comunicação e rodado em vídeo digital e 16mm no Brasil, na Argélia, França, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e Portugal, A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
Título original: A Vida É Um Sopro
Ano: 2007
Duração: 89 min.
Origem: Brasil
Diretor: Fabiano Maciel
Roteiro: Adam Horowitz, Richard Jefferies, Edward Kitsis, Historia original de Brian Klugman, Steven Lisberger, Lee Sternthal
Pariticipam: Chico Buarque de Hollanda, Lúcio Costa, Carlos Heitor Cony
Mais sobre Oscar Niemeyer em ArchDaily Brasil:
Oscar Niemeyer, arquitetura incessante
Nossa entrevista a Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer, por Vinicius de Moraes
Oscar Niemeyer: Em suas próprias palavras
Biografia Oscar Niemeyer [1907 - 2012]
Brasília em Construção por Marcel Gautherot
Centro Cultural Principado de Astúrias / Oscar Niemeyer
Passarela Professor Darcy Ribeiro – Sambódromo do Rio de Janeiro / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea de Niterói / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Sede do Partido Comunista Francês / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Catedral de Brasília / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Pavilhão Brasileiro de 1939 em Nova York / Lucio Costa e Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Conjunto Governador Juscelino Kubitschek (JK) / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Pavilhão Ciccillo Matarazzo / Oscar Niemeyer
Clássicos da Arquitetura: Casa das Canoas / Oscar Niemeyer
Infográfico: Linha do Tempo de Oscar Niemeyer
Chaise Longue Rio / Oscar Niemeyer
Converse lança Coleção Oscar Niemeyer
Pampulha: Beleza pioneira e intimista de Niemeyer / Paul Clemence