SANAA revelou seus planos para o Campus da Universidade de Bocconi em Milão, Itália. O projeto conta com várias estruturas onduladas, formando pátios interiores conectados, que serpenteiam através de um espaço verde de 17.500m² aberto aos estudantes e aos habitantes do bairro.
Segundo Paola Nicolin, professora em Bocconi e escritora da Domus, a Universidade é um “pátio de recreação” para a imaginação, usando “elementos compositivos não-hierárquicos” para estabelecer uma relação entre as formas orgânicas do campus e as vidas humanas que o habitam. Em palavras de Nicolin, o projeto “fala de transparência, a empatia pela natureza e a visão de futuro”.
O plano de SANAA inclui alojamentos, um centro de recreação, uma Escola de Gestão e edifícios para os programas Executivos e de Mestrado de Bocconi.
Todas as alturas do edifício são medianas, permitindo a máxima iluminação natural e ventilação.
Além disso, muitas estratégias de economia energética foram incorporadas, incluindo paredes com isolamento que são 50% transparentes e 50% opacas, sistemas de reciclagem de água da chuva e painéis solares na cobertura.
Via Domus