Os “Oscars” da Media Architecture foram recentemente entregues pela primeira vez em uma cerimônia internacional em Aarhus, Dinamarca, no último dia 16 de Novembro. Entre os aspectos comuns dos seis projetos vencedores, que são todas propostas bem diferentes, está a habilidade de integrar Mídia e Arquitetura – e o profundo impacto no seu entorno urbano. Mais imagens e descrições dos projetos vencedores abaixo.
A fachada de um shopping center coreano usando ilusões óticas. Um museu australiano com uma linda ‘pele sensível’ brilhante. Um edifício de escritórios alemão agindo como um jogo de computador controlado pelo telefone. Um celeiro finlandês com milhares de pequenas luzes que mudam de padrão e aparência quando o tempo muda. Na cerimônia, o presidente do Prêmio Dr. Gernot Tscherteu sublinhou que ter esses novas premiações não é importante apenas para os projetos nominados, mas para todo o campo da Arquitetura de Mídia: “Quando você tem que avaliar projetos, como fizemos com o júri, você de repente tem que destacar uma série de padrões de qualidade. Isso é na verdade um processo muito importante para um campo como esse; pela primeira vez, nós chegamos à conclusões comuns no que diz respeito o que é arquitetura de mídia de boa qualidade”, disse ele.
Alta qualidade em arquitetura de mídia, Dr. Tscherteu explica, é quando a superfície de mídia corresponde com o próprio edifício com sucesso para formar uma unidade; quando arquitetura e mídia se mesclam numa só. Esse foi o exemplo do caso do vencedor na categoria Arte de Mídia Espacial, o projeto finlandês SILO 468: “Esse projeto finlandês foi uma surpresa muito agradável. É projeto de uma obra de arte construído onde uma nova área da cidade está sendo edificada, e por isso, tem um papel muito importante no desenvolvimento da cidade.” Não só os vencedores finlandeses, mas as pessoas por trás dos impressionantes projetos vencedores da Alemanha, Holanda, Austria, e Korea viajaram um longo percurso até a segunda maior cidade da Dinamarca para receberem seu prêmio.
Vencedores e Categorias
Vencedor em Arquitetura Animada: Kunsthaus Graz – BIX, Graz, Áustria
“O edifício de Gratz como uma fachada de alguma maneira sensível sempre esteve na nossa mente - as ‘realidades’ que os garotos transformaram em realidade – com grande êxito. O que mais você poderia querer?” Peter Cook; Arquiteto, Londres, Reino Unido.
Vencedor em Negócios e Arquitetura do Dinheiro: Galleria Centercity, Seoul, Coreia do Sul
A Galleria Centercity marca a entrada para uma nova área em desenvolvimento em Cheonan, Coreia do Sul; e vai ter um papel fundamental no novo desenvolvimento urbano do lugar. A estratégia para o invólucro do edifício consiste em criar uma ilusão ótica. Quando vista de certa distância, as visuais no grande quadro são precisas e reconhecíveis, enquanto vista da vizinhança elas parecem dissolvidas e fazem o edifício brilhar.
Vencedor em Arquitetura Participativa: Blinkenlights, Berlin, Alemanha.
Celebrando seu 20º aniversário, o Chaos Computer Club fez um presente especial para si mesmo e para a cidade de Berlim. Do dia 12 de setembro de 2001 ao 23 de Fevereiro de 2002, o célebre edifício de escritórios “Haus des Lehrers” (Casa do Professor) na Alexanderplatz de Berlim foi repaginado para tornar a maior exibição de computador interativo do mundo.
Vencedor em Arte de Mídia Espacial: Silo 468 Kruunuvuorenranta, Helsinki, Finlândia
Essa obra de arte converte um antigo galpão de armazenamento de óleo abandonado em um maravilhoso display de luz e espaço cívico. O público ganhará acesso para o vasto interior do galpão circular de 35m de diâmetro e 16m de altura e será de um vermelho escuro. A luz do sol vai preencher o espaço com manchas de sombra criando um espetacular espaço à luz do dia. Durante a noite, 1280 LED’s brancos cintilam e parecem balançar na superfície do galpão controlado por um software desenvolvido especialmente para imitar os sons de pássaros em voo – uma referência à localização do galpão à beira do mar.
Vencedor Tendências Futuras e Protótipos: Lotus Dome, Lille, France e LivingSculpture, Berlin, Alemanha
Lotus Dome é um “domo vivo” feito de centenas de flores de alumínio sensível ultra-leve. Quando aproximadas, o grande domo prateado se acende e abre suas flores. Seu comportamento varia entre um leve respirar para um ‘humor’ mais dinâmico quando mais pessoas interagem. A luz segue levemente as pessoas, criando um jogo interativo de luz e sombra. As representações gráficas da flor de lótus projetadas nas paredes e o som grave transforma o ambiente Renascentista numa espécie de ‘Igreja-Techno’.
Uma instalação dinâmica com 864 OLED’s – LivingSculpture foi criada por WHITEvoid como uma peça central dinâmica para o estande da PHILIPS no Light+Building Trade Fair 2012 em Frankfurt, Alemanha. A instalação é composta por 24 estruturas móveis de alumínio que comportam ao todo 864 vidros ultra finos de OLEDs (Luz Orgânica emissoras de diodos). Os 36 OLED’s em cada uma das 24 bases triangulares formam um triângulo maior e a forma final é criada pela superposição dos triângulos.
Para maiores informações sobre as premiações, visite o site.