A Residência Melnikov, a incomum obra construtivista que foi habitação e estúdio de Konstantin Melnikov, está à beira do colapso.
The Independent informa que a construção (que visivelmente move o solo onde se situa) tem debilitado perigosamente as fundações de 83 anos. A neta de Konstantin Melnikov (e atual residente da casa), Ekaterina Karinskaya, também disse ao The Independent que, devido aos tubos de aquecimento quebrados, passou mais de 50 dias sem calor em temperaturas abaixo de zero.
Embora não tenha tido interesse em converter a casa em um museu, um tenso debate entra a senhora Karinskaya e um desenvolvedor mudou todos os tipos de plano. Enquanto isso, o tempo está se esgotando para este ícone da arquitetura.
Foi um milagre que a casa de 1929 foi construída por completo – não somente fez Melnikov de alguma maneira conservar sua terra depois que Lenin tomou o poder, mas também conseguiu a aprovação dos planejadores da cidade para realizar o projeto pouco convencional. Hoje em dia, é apreciado pelos arquitetos devido aos seus volumes cilíndricos incomuns entrelaçados e sua estrutura de colmeia (que formam as 60 janelas hexagonais da casa e que permitem que o interior se banhe de luz).
Clementine Cecil, uma das fundadoras da Sociedade de Preservação da Arquitetura de Moscou, considera a construção um dos edifícios mais importantes da cidade. Disse ao The Independent: “É escandaloso que a situação tenha chegado a esse ponto [...] O construtivismo é geralmente considerado o melhor período arquitetônico que a Rússia produziu e Melnikov é um dos mais importantes arquitetos do século 20”.
Então, o que está impedindo a preservação da residência? Uma complicada rede de interesses privados.
Após a morte do filho de Konstantin Melnikov, metade da propriedade foi adquirida pelo desenvolvedor bilionário Sergey Gordeyev, que acusou a Sra. Karinskaya de "ocupação ilegal" da casa. Embora Gordeyev, desde então, tenha doado sua parte da casa ao Museu de Arquitetura de Moscou, a Sra. Karinskaya (a neta) permanece na dúvida sobre suas intenções.
Karinskaya sustenta que ela não vai sair de casa até que possa estar segura de que se converterá em um museu administrado pelo governo russo – não pela fundação privada de Gordeyev. Infelizmente, apesar das cartas de Karinskaya ao prefeito de Moscou (e até ao presidente Vladimir Putin), o governo se fez de surdo.
E, enquanto isso, as fundações da residência de Melnikov seguem desmoronando.
Por The Independent