Por Teplitsa para Global Voices; publicado em This Big City.
Se faz cada vez mais possível resolver os problemas locais que podem enfrentar os habitantes de grandes e pequenas cidades, graças aos projetos baseados na tecnologia de participação coletiva (Crowdsourcing). A participação coletiva fomenta grupos de pessoas a se envolverem no debate e na busca por solução de todo tipo de problemas cotidianos nas cidades, que variam desde combater incêndios até monitoramento das eleições.
Em teoria, existem agências e instituições governamentais destinadas a controlar a vida local com a finalidade de alcançar o objetivo que os cidadãos vivam cômodos e seguros. Entretanto, na prática os resultados não são sempre bem sucedidos: a poda ilegal de árvores, elevadores fora de serviço e sinaleiras sem luz são parte do dia a dia dos cidadãos. É por isso que para resolver estes problemas e outros similares, foram criadas "nuvens", quer dizer, projetos virtuais onde qualquer um que tenha conexão com a internet e vontade de ajudar pode participar.
A seguir, poderá conhecer as "nuvens".
O projeto StreetJournal.org iniciou na cidade russa de Perm e agora funciona em muitas das cidades mais importantes do país. O site publicou quase 8.000 problemas, dos quais, mais de um terço foi resolvidos. Além de ser utilizado pelos cidadãos, as autoridades locais também usam a plataforma para controlar o trabalho de contratados e atuar de maneira eficiente e imediata frente a informes graves.
O site também é utilizado por organizações não governamentais, que podem acessar a informação atualizada para saber de um problema e soluciona-lo através de seus voluntários.
DaySignal é um projeto alternativo russo que se ocupa dos constantes problemas de infra estrutura urbana de rotas e serviços. O portal recebe informação de mais de 220 cidades e povoados.
A maioria das vezes que nos encontramos com problemas, somos incapazes de resolve-los por nossa conta, de forma que o processo de solução de problemas se torna o maior problema. As queixas que se apresentam em DaiSignal provêem de indivíduos que não tem nenhuma relação entre si e, por isso, se resolvem de maneira particular, enquanto que a plataforma é uma ferramenta que permite às pessoas, verem uma situação holísticamente.
Quando há numerosos informes provenientes de uma determinada região, pode-se determinar que um serviço em particular não é efetivo, de fato que se tomam as medidas necessárias, que não incluem avisar as autoridades, mas sim aquelas a pessoas capazes de solucionar o problema.
A efetividade de tal sistema pode ser demonstrada através da página britânica FixMyStreet que tem mais de 1.600 informes por semana, os quais incluem fotografias e vídeos de latões de lixo transbordando, calçadas deterioradas e graffiti ilegal.
Este artigo é proveniente do site para cidade sustentáveis This Big City.
Cortesia das imagens: © Tripp via flickr.