O American Institute of Architects – Flint e Flint Public Art Project anunciaram seu primeiro concurso para projetar e construir um Pavilhão de Verão Temporário para um lote de estacionamentos no centro de Flint. Cercado por escritórios e lojas, o estacionamento da Rua Saginaw se converteu em um espaço que tem acolhido atividades espontâneas como desfiles, cultivo de flores, mostras de carros, corridas e quase todo o evento público com muitos participantes.
O concurso convida os arquitetos a projetarem e construírem uma estrutura temporária inovadora, que sirva como abrigo, com sombras, espaço de descanso e assentos para uma ampla variedade de eventos públicos. Espera-se que as propostas sejam capazes de criar um ambiente bastante limitado (não mais do que 8 vagas de estacionamento durante o horário de expediente normal), um pavilhão que demonstre a capacidade da arquitetura contemporânea de transformar um espaço e capturar a imaginação do público.
Esta é uma competição aberta a participantes de todo o mundo, tanto profissionais como estudantes, individuais ou em grupos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro e a data limite de entrega é na sexta-feira, dia 01 de março.
O ganhador receberá U$$25.000 para realizar a proposta.
Em uma colaboração entre AIA–Flint, Flint Public Art Project e a Autoridade de Desenvolvimento da cidade, a competição está baseada no programa de jovens arquitetos do MoMA/PS1, que todos os anos transforma um pátio de alguma escola em Long Island, Queens, em um espaço para eventos de verão. Do mesmo modo espera-se que o pavilhão se transforme em um novo centro e símbolo para a cidade, acolhendo novos eventos – além dos que já existem – contribuindo com a melhoria da vida cultural em Flint.
Para saber mais detalhes sobre o concurso, acesse a página oficial.