Esta semana queremos lhes apresentar Paúl Rivera: fotógrafo de arquitetura nascido em Puebla, México. Paúl estudou Artes Visuais na Universidade da Califórnia, São Diego (UCSD) focando-se nas áreas de fotografia e filmagem. Em 1999, ele foi para Nova York, onde continuou sua exploração fotográfica, com foco na arquitetura e design de interiores.
Em 2004 se tornou sócio de archphoto, uma empresa de fotografia de arquitetura onde trabalha com Eduard Huber, Inés Leong e Andrew Rugge; onde se pode ver grandes obras de arquitetura de todas as partes do mundo.
Na continuação lhes apresentamos esta entrevista exclusiva junto com uma seleção de suas melhores imagens.
Quando e como começou a fotografar arquitetura?
Comecei durante a universidade e foi um processo muito fluido porque vários amigos estavam estudando e praticando arquitetura, então nós colaborávamos para documentar seus projetos. Desde o início eu me sentia muito atraído a capturar como a arquitetura e o design vão evoluindo e a influência que ambos têm em nossas vidas cotidianas.
Por que você gosta de fotografar arquitetura?
Eu gosto porque não é só uma exploração visual de um espaço ou de um projeto, mas também é uma documentação histórica e social de como vamos desenvolvendo as cidades, vilas, bairros, etc, onde vivemos, trabalhamos e convivemos.
Como você trabalha? (Independente? Com revistas, arquitetos? Viaja?)
Trabalho através de comissões de escritórios de arquitetura ou designers. Uma vez documentados os projetos, apresentamo-los a diferentes revistas para ver quais se interessam a publicar. Felizmente, uma das vantagens do meu trabalho tem sido o que me levou a conhecer e fotografar projetos em quase todo os EUA, México, e partes da Europa e Ásia.
Que equipamentos e softwares você usa?
O equipamento fotográfico que uso atualmente foi selecionado pela sua qualidade de imagem e a facilidade de viajar com ele... Câmeras e lentes com movimentos (TS) da Canon, conectados a um iPad e montado sobre um tripé Gitzo.
Quase nunca porto flashes, já que uso a luz natural ou existente do espaço que estou fotografando. Quanto ao processamento das imagens digitais, usamos Photoshop CS6 e Adobe Bridge CS6.