La Défense, o maior distrito de negócios de Paris, está prestes a passar por uma transformação com a ajuda do escritório de arquitetura parisiense AWP. O plano desenvolvido pelo escritório foi apresentado às agencias do governo EPADESA e DEFACTO, assim como a comunidades locais em novembro de 2012, mas será apresentado ao público pela primeira vez em março. O plano proposto não apenas atualiza e melhora a situação atual de La Défense: ele repensa e reavalia o que já existe. Mais sobre o plano após o intervalo.
La Défense é repleta de uma grande variedade de edifícios e arranha-céus empresariais, incluindo o Grande Arche de la Défense. Embora esta área já apresente muitos edifícios e escritórios estabelecidos, há uma necessidade de conexão e integração entre estes espaços.
O "plan de renouveau", a estratégia de regeneração proposta para o local, está em andamento desde 2005. O plano aborda questões relacionadas aos espaços públicos - incluindo espaços verdes -, mudanças de infra-estrutura, e a evolução dos transportes. Estes avanços reafirmarão La Défense como o principal distrito empresarial da Europa que continuará a ser um centro para corporações internacionais.
A primeira fase do plano foca na infraestrutura nas relações dela com os espaços públicos. A circulação no local será melhorada com a renovação das calçadas e das vias. Idealmente, todos os pontos principais estarão a cinco minutos de caminhada uns dos outros. Caminhar por La Défense não será um desafio, mas uma atividade agradável.
O segundo ponto principal do plano é aproveitar e melhorar o que o lugar já tem a oferecer, o que inclui sua impressionante coleção de arte e seus edifícios públicos. A localização de La Défense é um fator chave pois faz parte da região de Ile-de-France, que possui 13 milhões de habitantes. Esta região também recebe cerca de 27 milhões de turistas todos os anos, o que siginifica que La Défense poderia em breve se tornar um grande centro para o turismo, cultura, economia e artes.
Por fim, o plano foca tanto em objetivos a curto e longo prazo e em como os espaços podem se modificar ao longo do tempo. Os espaços deveriam ser projetados para evoluir, não para se restringirem a apenas uma função. Por exemplo, a criação de uma praça central poderia, eventualmente, evoluir e se tornar uma grande estação de trens. O crescimento é inevitável e o plano deve ser flexível para aceitar estas mudanças.
Embora a Défense seja, hoje em dia, uma aglomeração de edifícios desconexos, em breve o local será organizado através da criação de caminhos de fácil circulação e paisagens híbridas. o escritório AWP já iniciou seus trabalhos no local, criando jardins, folies e uma rota contínua em rampa que melhorará o acesso para e pelo local.