A CAF realizou recentemente o Segundo Concurso Internacional de Projetos de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social, que busca destacar e apoiar iniciativas inovadoras e ao mesmo tempo, realizáveis. Trata-se de projetos de alto impacto social que melhorem a qualidade de vida e as condições da habitabilidade da população urbana, através de um desenvolvimento urbano integral. A aposta não apenas está em reduzir as deficiências de hoje, mas também converter as cidades em uma concentração de oportunidades para os atuais habitantes e também para os de gerações futuras.
A seguir, os dois projetos vencedores e as duas menções honrosas nesta segunda edição do concurso.
Primeiro Lugar: "Ecobarrio. Haina 1.0" Bajos de Haina, República Dominicana
Assessores Técnicos: Consórcio Fundación Jibijoa; Coletivo de ação social e promoção do desenvolvimento Arcoiris; Habitat para la Humanidad, República Dominicana; Associação de Moradores de Bellavista.
Ing. Pedro Pablo Diaz
Comunidade: Bellavista Miguel Antonio Gonzalez Nova (Jesús)
Acompanhamento Social: Consórcio Arcoiris; DiaJoven; Cisco; Prefeituras de Bajos de Haina Carlos Manuel Ramirez Arias
Investidor social: SELAVIP (Serviço Latino-Americano, africano e asiático de Habitação Popular) João Mac Donald
Os problemas existentes buscam a geração de oportunidades e geram identidade. Como intenções de intervenção física a necessidade de uma nova linguagem de formas, métodos e materiais. A proposta consiste em projetos arquitetônicos estrategicamente implantados que contribuam a converter tecidos degradados em um ecossistema urbano saudável e sustentável. Como eixos físicos e componentes essenciais da proposta apresentada: A casa como suporte material do bairro. Sua intervenção consiste em 100 casas: 30 de novas edificações para liberar o curso do canal estreito e eliminar áreas de alta vulnerabilidade; o restante para combater os assentamentos informais e o saneamento ambiental: módulos de habitações progressivos que eliminam latrinas e instalando sistemas de saneamento por gravidade de alta eficiência e baixa manutenção. Esta operação irá transformar o tecido urbano, as vias, a acessibilidade, a mobilidade interior e a comunicação com o resto da cidade.
Segundo Lugar: "Yo Soy Pisco - Programa Estratégico de Desenvolvimento Integral para as famílias do Borde Costero de Pisco" Pisco, Perú
Assessores Técnicos: Espacio Expresión Claudia Amico e Zurin Díaz
Comunidade: Associação de Moradores de San Francisco de Asis Pisco Playa Norte, Associação de Moradores de Pisco Playa Sur, Cooperativa Miguel Grau, Pueblo Joven Almirante Miguel Grau Srs. Erlinda Perez, Fernando Tijero, Patricia Ramirez, Ernesto Elorreaga
Acompanhamento Social: Espacio-Expresión Elizabeth Ontaneda y Zurin Díaz
Investidor social: S K Innovation Carlos Guarnizo
O Programa de Gestão Social promove um modelo de desenvolvimento humano baseado numa estratégia de fortalecimento social com a participação dos principais atores do Borde Costero de Pisco: famílias, organizações sociais de base, governos locais e empresas privadas. Cada família é incentivada a alcançar resultados específicos ou "padrões" que expressem seus sonhos de bem estar pessoal e coletivo baseado na diversidade de competências e em redes sociais existentes, implementando melhoras de maneira contínua. Cada 'Padrão' de desenvolvimento familiar e de vizinhança envolve uma série de atividades concretas e medíveis através de uma série de indicadores verificáveis.
Mención: "Plan de Transformación Integral del Barrio La Silsa" Caracas, Venezuela
Assessores Técnicos: Fundacaracas Paola Posani
Acompanhamento Social:: Fundacaracas Pierre Marais
Comunidade: Comuna La Silsa Roberto Correa
Investidor Social: Gran Misión Vivienda Venezuela Rafael Ramirez
Menção: "Parque deportivo comunitario Mesuca" Caracas, Venezuela
Assessores Técnicos: Arepa: Arquitectura, Ecología y Paisaje Ignacio Cardona
Acompanhamento Social: Parque Social Padre Manuel Aguirre, sj Manuel Llorens
Comunidade: Betty Díaz
Investidor Social: Instituto Municipal de Vivienda y Hábitat / Alcaldía Sucre Tatiana Noguera
Fonte: desarrollourbano.caf.com