As operações para a criação novos corredores de ônibus na cidade de São Paulo incluem também a implantação de novas ciclovias.
Segundo o novo Secretário dos Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, as novas faixas exclusivas de ônibus serão acompanhadas de ciclovias, estas localizadas ao lado das calçadas e não próximas aos canteiros centrais, exceto em alguns casos devido à falta de espaço. Para que isso aconteça, os postes de luz e as fiações elétricas terão que ser removidas, como pretende o prefeito Haddad no projeto de reforma das calçadas.
A opção pela implantação das ciclovias próximas às calçadas oferece maior segurança aos ciclistas pois a faixa de automóveis à direita é mais lenta do que à esquerda e suas saídas são diretas, ou seja, evita-se cruzar diversas faixas de automóveis e ônibus quando se deseja acessar uma rua transversal ao seu percurso.
Um dos maiores corredores, o da Radial Leste que faz ligação entre a região central e o bairro do Itaquera também deverá receber um projeto de ciclovia, com início das obras previsto pela prefeitura em Março. Só não se sabe ao certo se a nova ciclovia incorporará o trecho já destinado às bicicletas ou não.
Via Folha de S. Paulo.