No esforço de responder às preocupações de moradia por toda cidade, Nova Iorque sediou o Concurso adAPT NYC na busca de um edifício de apartamentos do tipo micro-unidade que seria desenvolvido como um novo modelo de habitação para a "população de casas pequenas". O vencedor e cinco finalistas foram anunciados no começo da semana passada, revelando uma preocupação nítida na consolidação de áreas de estar variadas para economizar espaço, resolvendo com multifuncionalidade sempre que possível. Também há uma ênfase no senso de comunidade de cada uma das propostas, compensando as unidades pequenas como mais comodidades públicas dentro do edifício. Confira a seguir para saber mais sobre os projetos.
Pocket Living e BFC Partners com Rogers Stirk Habour + Partners e Alexander Gorlin Architects produziram uma proposta para um edifício de dez andares com 75 micro-unidades que são modulares e podem ser combinadas de 3 maneiras diferentes. As unidades variam de 22,5 m² a 32,5m² e acomodam de 1 a 2 pessoas. Com grandes aberturas ao longo da fachada, os apartamentos ganham grande iluminação natural e vistas para sua vizinhança, que podem também aumentar visualmente o tamanho do apartamento.
Hamlin Ventures LLC, Forsyth Street Advisors LLC, Rogers Marvel Architects, e Future Expansion Architects fizeram uma parceria para produzir Tandem, um edifício de 80 unidades que se esforça para fornecer mais facilidades do que um edifício tradicional para seus moradores. As unidades variam entre 24,5 a 28 m² e possui espaços comunitários para reuniões profissionais, ensaios de música e um estúdio de arte, uma sala de jantar, lounge terraço jardim, estúdio de yoga, estacionamento de bicicletas e lavanderia.
Studio House, projetado por Durst Organization e Dattner Architects, possui 60 unidades de aproximadamente 28 m² e inclui facilidades públicas adicionais para seus residentes. Studio House possui um terraço na cobertura, um lounge, uma academia, um espaço de co-working e depósito.
Properties & Bronx Pro Group LLC, HWKN, e James McCullar Architects propuseram Max,um edifício de quase 700 m² de áreas comums e espaços públicos. Sua proposta inclui uma cozinha comunitária, uma parede de escalada, sala de ginástica, um deck, uma biblioteca, e uma horta. O edifício possui ainda 558 m² de área comum de no andar térreo e subsolo, que conta com áreas destinadas para uso comunitário e comércio.
'CO: Compacto, Conectado, Completo', proposto por Jonathan Rose Companies, Curtis + Ginsberg, Grimshaw, Scape, e Life Edited, possui 60 unidades de 28m² cada com três opções de configuração. Cada unidade possui sua varanda, além do espaço comunitário que conta com uma biblioteca de empréstimo de produtos.
O vencedor da competição Monadnock Development LLC, Actors Fund Housing Development Corporation, e nARCHITECTS, propuseram 55 unidades que variam entre 23 e 35 m², projetados com módulos pré-fabricados, para serem manufaturados localmente no Pátio Náutico do Brooklyn por Capsys. O edifício será construído na 335 East 27th Street em Manhattan, prevista para ser concluída em setembro de 2015, e proporcionará aos residentes com um jardim na cobertura, lounges em andares individuais, um deck, um grande lounge multifuncional, uma lavanderia, estacionamento de bicicletas, depósito, um café e sala de ginástica. As unidades serão alugadas com 40% dos apartamentos destinados à preços acessíveis.
Imagens via Curbed