Architects
Ano do projeto
2012Fotografias
Courtesy of FGMF Arquitetos
edifícios industriais.
A partir de um esboço fornecido ao cliente por uma empresa de concreto pré-moldado de um galpão inteiramente fechado e pouco adaptado às condições climáticas do Maranhão, desenvolvemos o projeto para a fábrica da VAE Voelstalpine, destinada a atender aos pedidos das concessionárias do transporte ferroviário, bem como da empresa Vale do Rio Doce.
O desafio era manter a funcionalidade e dimensões principais do galpão, com seus vãos livres e pés-diretos, adequá-lo às condições climáticas da região, deixá-lo mais belo, elegante e alinhado com as diretrizes do grupo internacional e não alterar o orçamento original.
O projeto segue um conceito adotado em outras fábricas do grupo ao redor do mundo – um grande galpão, com 30 metros de largura e profundidade inicial de 60 metros com possibilidade de expansão até 100 m, onde são produzidas as peças.
O vão livre é vencido por grandes treliças metálicas e necessário para as atividades principais da fábrica, como a rotação de trilhos metálicos que atingem até 24 metros de comprimento. O edifício principal é composto de um conjunto de pilares e treliças metálicos na cobertura, com fechamento ora em telha metálica, ora em bloco de concreto.