Nossos amigos do Project for Public Spaces (PPS) elaboraram um guia com 13 conselhos que podem ser levados em consideração pelos municípios na melhoria dos espaços urbanos das cidades costeiras, a fim de torná-los lugares mais atrativos e que protejam a identidade da cidades e seus habitantes.
Na seqüência os 13 conselhos da PPS.
1. Estabelecer metas públicas como objetivo primordial
Ao se construir ou remodelar uma orla, os municípios devem trabalhar sobre um princípio básico: satisfazer as necessidades públicas rapidamente ao invés de satisfazer as conveniências financeiras do setor privado. Segundo a PPS, isto se acontecerá quando os municípios determinarem que suas orlas são um bem público, nos quais os cidadãos cumprem um papel ativo.
2. Criar uma visão compartilhada para a costa
Para se projetar uma orla costeira, o ideal é incluir a visão dos cidadãos na etapa de planejamento e desenho, convidando-os a pensar em novas propostas e metas para este espaço público, que podem ser integradas gradualmente. Além de atingir um desenho pensado no usuário, ao se criar uma visão compartilhada, as transformações e atividades que acontecem na orla ganham credibilidade.
3. Criar destinos múltiplos: “O Poder dos Dez”
A PPS elaborou uma proposta que permite estruturar um plano a longo prazo para qualquer orla costeira: “O Poder dos Dez”. Este consiste em criar dez grandes destinos ao longo de toda a linha costeira, onde os cidadãos criariam um sentido de comunidade em espaços públicos abertos. Uma vez identificados os dez lugares, o uso de cada um deles pode ser definido por autoridades municipais, organizações cidadãs e empresários locais. O ideal é que cada destino permita realizar dez atividades distintas, garantindo assim uma orla ativa, diversificada e multifuncional.
4. Conectar os destinos
Os dez destinos propostos no ponto anterior devem estar conectados entre si ao longo da orla costeira. A chave para isso se baseia na necessidade de assegurar continuidade de deslocamento para os pedestres, pois uma borda costeira caminhável com uma ampla variedade de atividades em toda a sua extensão se conectará com êxito a outros destinos, permitindo que cada um deles se fortaleça com o fluxo de pedestres.
Conectar os destinos não significa apenas unir dez lugares entre si, mas também criar conexões com outros pontos da cidade. Um exemplo disso é o Passeio Marítimo de Helsinki, na Finlândia, onde as pessoas podem se deslocar do centro da cidade até a orla costeira através de um trajeto reto que conta com vias para automóveis, ciclovias e um passeio de pedestres, todos acompanhados de árvores e flores, com vista direta para o mar.
5. Aperfeiçoar as vias de entrada do público
Para que as orlas costeiras sejam utilizadas e visitadas pela maior quantidade de gente possível, é vital criar vários acessos em toda a extensão do passeio, pois quando estes não existem, o público diminui consideravelmente, pois se estabelece visualmente um obstáculo até ele. Por isso, é de suma importância que os acessos não interrompam os espaços públicos e assegurem a continuidade da orla costeira.
O passeio costeiro Balboa California Island,localizado na costa de Newport Beach, possui todo seu litoral disponível ao público, ao invés de privilegiar as propriedades privadas com vista para o mar.
O acesso também implica em um contato com a água através de muitas formas, como nadar, fazer um picnic, navegar, dar comida às aves, etc. Contudo, como existem praias que não são adequadas ao banho, a PPS propõe substituir as atividades aquáticas por outros tipos de acesso à água, como jogos infantis em piscinas, à semelhança das praias que foram instaladas em Paris, em uma porção da orla do rio Sena.
6. Assegurar que o projeto da orla costeira se ajuste à visão da comunidade
Quando a visão dos cidadãos é primordial em um projeto de revitalização de um passeio costeiro, os novos desenhos devem ser adaptados para satisfazer seus objetivos e expectativas. Para a PPS, as orlas costeiras são valiosas demais para serem entregues ao setor privado e permitir que ele dite as pautas de crescimento e desenvolvimento ao orientar os novos desenhos a um perfil de habitante muito diferente das pessoas locais. No entanto, isto não deve ser interpretado de forma a ver o desenvolvimento através do setor privado como algo que não traz benefícios para a comunidade, mas, por outro lado, que este projeto deve privilegiar as necessidades locais. Tampouco se deve interferir nas conexões peatonais, ciclovias e estacionamentos para os automóveis.
7. Não limitar as atividades públicas do passeio costeiro para privilegiar o desenvolvimento residencial
Por que nos grandes passeios de pedestres não existem zonas residenciais? Segundo a PPS, esta situação ocorre pois estes lugares estão repletos de gente durante o dia e a noite. Além disso, suas dimensões e localização os fazem locais ideais para consertos, festivais, feiras, lançar fogos de artifícios e outros eventos que atraem um grande número de pessoas.
Para a PPS, as autoridades não devem permitir o desenvolvimento imobiliário nos arredores imediatos dos passeios costeiros, pois os proprietários não querem ser perturbados pelos ruídos dos eventos e limitam o horário de funcionamento das atividades nos passeios. Com isto, a urbanização das orlas costeiras limita a diversidade de atividades e as proíbe em certos horários, privatizando um espaço que é público.
8. Construir parques para conectar destinos
Em cidades como Nova Iorque, Toronto e Vancouver, os parques foram construídos como destinos em si, dando lugar a uma “ecologização” das orlas costeiras que não mesclam atividades e, conseqüentemente, não atraem público, pois é o mesmo que se encontra em cidades sem praias. Por outro lado, em Baltimore, Estocolmo, Helsinki e Sidney, os parques que se localizam nas orlas costeiras são utilizados como parte do tecido conectivo da cidade, unindo os principais destinos.
9. Edifícios baixos para ativar o espaço público
A construção de grandes torres na orla de lagos, praias e rios é absolutamente descontextualizada, pois estas atuam como um muro visual e psicológico para os bairros que estão atrás desta linha de edifícios. Por isso, a PPS coloca que a edificação na orla costeira deve ser de baixo gabarito e deve combinar usos comerciais e públicos no térreo para somar-se os espaços públicos da costa.
10. Apoiar múltiplos meios de transporte e limitar o acesso de veículos
O público aumenta consideravelmente quando se pode acessar através de diferentes meios de transporte e não apenas o automóvel. Andar de bicicleta e caminhar são parte importante da mescla de modos de transporte, o que se comprova nas orlas de Estocolmo, Helsinki, Hong Kong, Sidney e Veneza, que já contam com passeios de pedestres e ciclovias.
Embora à primeira vista as pessoas não tenham tomado gosto pela restrição dos estacionamentos de carros, aos poucos optaram por outros meios que lhes permitem evitar os congestionamentos e, conseqüentemente, a perda de tempo. No caso das pessoas com mobilidade reduzida, a PPS coloca que se aumente o número de estacionamentos para elas e que se utilizem cores fortes para distingui-los.
11. Integrar atividades de temporada em cada destino
Embora as zonas costeiras se caracterizem por más condições climáticas, isto não justifica que seus passeios não sejam palco de atividades durante o inverno. Por isto, se deve criar uma programação e infraestrutura especial para os meses mais frios e chuvosos, para que prosperem as atividades econômicas e o público não deixe de circular por estes espaços públicos.
12. Construir edifícios emblemáticos para criar um destino multiuso
Segundo a PPS, uma estrutura icônica pode ser de grande ajuda na revitalização de um passeio costeiro, pois atua como um destino multiuso. Por exemplo, o edifício municipal de Estocolmo foi construído nos arredores da orla costeira, onde se pode navegar e percorrer o parque que cerca o edifício.
Dessa forma, o edifício é visto como um ícone da cidade e cria um forte sentido de lugar público.
13. Administrar, gerir, administrar
A gestão contínua dos passeios costeiros é essencial para mantê-los ativos durante todo o ano e poder realizar eventos. Existem municípios que adotaram o modelo de melhoramento comercial que consiste em estabelecer alianças entre as empresas e as organizações cidadãs a fim de financiar exposições temporárias de artistas e músicos locais, para que a borda tenha um caráter identitário único que esteja alinhado ao perfil da comunidade.
Texto via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil