A Sociedade Pública de Meio Ambiente de Castilla e León selecionaram os dois projetos ganhadores da segunda fase do Concurso das Cúpulas Del Duero, em Valladolid. Trata-se de dois projetos enquadrados no Plano do Vale de Duero: A Cúpula do Vinho, prêmio obtido por Mansilla+Tuñón e a Cúpula da Tecnologia, onde o escritório Herreros + Mangado obteve o primeiro lugar.
Mais informações e imagens dos projetos, a seguir.
Ambos projetos estimam um investimento de quase 15 milhões de euros cada um. As outras cúpulas previstas são a da Energia, em Soria, o Patrimônio, em Burgos e a Água, em Salamanca. A Cúpula da Energia, cujo concurso aconteceu no ano de 2008, foi também para a equipe espanhola Mansilla+Tuñón, e atualmente encontra-se em construção.
No caso da Cúpula do Vinho, os 4 projetos selecionados durante a primeira fase do concurso correspondem a Luis Moreno García-Mansilla e Emilio Tuñón Álvarez, (Madrid); Sauerbruch Hutton, (Berlim); Nieto Sobejano Arquitectos, (Madrid); y RCR Aranda Pigem Vilalta Arquitectes, (Gerona).
Para a Cúpula da Tecnologia, selecionaram-se as seguintes 4 equipes na primeira fase: a união temporal de empresas Juan Herreros Arquitectos, SLP-Mangado y Asociados, (Madrid); Zaha Hadid Architectes, (Londres); Big + Es Parks; y Sancho-Madridejos Architecture Office, (Madrid).
Fonte: www.abc.es / Imagens: estudiograph + metalocus