Wilmotte & Associates foi eleito para projetar um novo estádio em Kaliningrado, na Rússia. O escritório, localizado em Paris e Londres, vai agora desenvolver o projeto com a companhia de construção e desenvolvimento Mostovik NPO. A construção do estádio de futebol, com capacidade para 45.000 pessoas, começará em 2014 e será concluído a tempo para as partidas da Copa do Mundo da FIFA em 2018.
Kaliningrado, antiga Königsberg (cidade da Prússia Oriental até 1945) é uma cidade russa de 432.000 habitantes. Trata-se de um enclave russo que faz fronteira com o Mar Báltico, Polônia e Lituânia. Esta situação particular ditou um programa complexo: para ser a sede da Copa do Mundo, é requisito que o estádio tenha capacidade para 45.000 pessoas, porém a capacidade deste estádio terá que ser reduzida para aproximadamente 25.000 pessoas quando o evento mundial terminar, a fim de que o estádio possa continuar sendo útil à população relativamente pequena da região.
Wilmotte & Associates criou uma fachada urbana que envolve o estádio e que consiste em uma série de telas ortogonais que respondem ao contexto urbano ao redor. O estádio será construído a partir de uma estrutura de aço, no entanto, a grade superior será temporária. O estádio foi projetado de modo a ter as grades superiores desmontadas e a cobertura removida.
O desenho do estádio encorpora uma cobertura plana deslizante que permite abrigar uma ampla gama de eventos como concertos, grandes conferências e diversos eventos esportivos. Na área de 220 hectares que circunda o novo estádio, serão construídos os alojamentos para a Copa do Mundo. Estas instalações incluirão hospedagens e um centro de meios de comunicação. Quando terminar o evento internacional, o alojamento será subdividido e incorporado à cidade, somando-se à malha urbana existente.
Arquitetos : NPO Mostovik / Mersfor Rus OOO / Wilmotte & Associates
Localização: Kaliningrado, Rússia.
Área: 50.000 m² ≤, 220 hectareas
Gestão de Projeto : Região de Kaliningrad, Federação Russa