Servindo como uma construção emblemática para a Capital Mundial da Arquitetura, Copenhague, e para o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA, os Pavilhões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Copenhague, Dinamarca, começarão a aparecer nesta primavera e verão, explorando como os arquitetos podem responder aos objetivos de desenvolvimento da ONU. Questionando a construção do futuro, em relação a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, arquitetos, engenheiros, produtores de materiais, instituições científicas, associações e fundações colaboraram para criar cada uma das diferentes estruturas. Os Pavilhões ODS foram criados por vários estúdios de arquitetura dinamarqueses, incluindo Schmidt Hammer Lassen, EFFEKT, Architects Without Borders Denmark, ReVaerk, LOKAL, Leth & Gori, Rnnow Architects, GXN, FORMA, Terroir, AART, Mangor & Nagel, NOAA Architects, Studio Coquille, Tan & Blixenkrone, ATENASTUDIO e MAST.
O ponto de partida para a maioria dos pavilhões foi o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA deste ano, que questionou como arquitetos e a indústria da construção podem contribuir para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Todos os Pavilhões ODS são construídos com ênfase no consumo responsável de materiais, com planos para reciclagem, reutilização ou reutilização após a exposição, seguindo o tema do Congresso Mundial da UIA, "Futuros Sustentáveis - Não Deixar Ninguém Para Trás", e para serem acessíveis a todos os visitantes.
Leia para descobrir os diferentes pavilhões, os objetivos de desenvolvimento que abordam e uma descrição dos arquitetos.
Nós experimentamos uma enorme motivação entre arquitetos e o resto da indústria da construção para contribuir com novos e mais materiais sustentáveis, métodos de construção, conceitos de moradia, etc., e há uma necessidade de fornecermos espaço para experimentação. Juntamente com a Cidade de Copenhague e o Desenvolvimento da Cidade e do Porto de CPH, portanto, fizemos um convite aberto à indústria para apresentar suas visões sobre como podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável. E especialmente este ano, temos uma oportunidade única de mostrar e discutir soluções para o futuro com profissionais e outros interessados que têm seus olhos fixos na Dinamarca durante a Capital Mundial da Arquitetura e, não menos importante, o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA em julho.
- Lars Autrup, CEO da Associação Dinamarquesa de Arquitetos.
ODS 06: Água Limpa e Saneamento
Bio-Center
O pavilhão dos Arquitetos Sem Fronteiras interpreta um de seus projetos de desenvolvimento, o “Bio-Center”. Através de funções sanitárias essenciais, um bio-center fornece serviços cruciais em uma favela densamente povoada - enquanto cria um ponto focal social.
ODS 09: Indústria, Inovação e Infraestrutura
Tower of Wind
Anna Maria Indrio (Atenastudio), Henning Frederiksen, Christian Fogh, Simone Aaberg Kærn (Artista)
Um monumento celebrando a arquitetura sustentável em que o público pode experimentar uma jornada pela história da meteorologia.
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
Futuros Alimentares Imaginados
Schmidt Hammer Lassen Architects
Diferentes lentes sobre sistemas alimentares. O pavilhão usa design espacial virtual para guiar o público por uma exposição que explora o conteúdo da publicação em uma experiência semelhante à de uma galeria. Os usuários participam do espaço de exposição usando seus próprios dispositivos móveis através de recursos de realidade virtual.
Living Places Copenhagen
Living Places Copenhagen - os sete primeiros protótipos do conceito mostram como podemos desenvolver edifícios sustentáveis com uma pegada de carbono três vezes menor e um clima interno de primeira classe. O conceito possui as menores emissões de CO2 na Dinamarca, demonstrando que não precisamos esperar pela tecnologia futura para construir de forma mais sustentável.
A Estufa
FORMA
Um espaço que convida empreendedores, visitantes e a comunidade local a se reconectar com a natureza e aprender a importância de nutrir ecossistemas para as gerações presentes e futuras.
De 4 para 1 Planeta
ReVærk, Tegnestuen LOKAL, Leth & Gori, Rønnow Architects, BOGL
De 4 para 1 Planeta é uma iniciativa para reduzir o impacto climático dos edifícios residenciais para um quarto do nível atual. Encontre três respostas diferentes para esta pergunta nos três pavilhões desenvolvidos pelas próximas gerações de arquitetos.
(P)ré-fabricado
GXN
Investigando o papel do concreto pré-fabricado no desenvolvimento urbano sustentável e equitativo. É possível reutilizar os componentes de construção desses edifícios em novas construções, minimizando o consumo de recursos?
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
Pavilhão de Plástico - Construindo Sociedades Sustentáveis
Materiais de construção futuros devem ser sustentáveis, ou seja, reutilizáveis ou recicláveis, preferencialmente feitos de conteúdo reciclado. Muitos materiais sintéticos, plásticos e outros polímeros possuem essas propriedades, ao mesmo tempo em que são duráveis, leves, baratos e f
Bricks in Common
O pavilhão de tijolos 'Bricks in Common' chama nossa atenção para esse duplo vínculo: o tijolo tem uma vida útil potencialmente longa e também consome muita energia para ser produzido. Se quisermos que o tijolo desempenhe um papel mais significativo no desenvolvimento sustentável, precisamos de mais inovação, desenvolvimento e mais design para desmontagem.
Obel Award: Unpavilion
O unPAVILION é uma declaração que desperta curiosidade, debate e reflexão sobre o uso atual e futuros de recursos. Mas também, é uma pergunta: o Greenwashing tem futuro?
Reflections in Common
City Architecture, City of Copenhagen
A arquitetura só ganha significado quando interagimos com ela. O conceito do Pavilhão Reflections in Common é materializado no projeto, que permite que as pessoas se olhem tendo como pano de fundo a cidade.
ODS 13: Ação Climática
The Raft
Studio Coquille, Tan & Blixenkrone
Uma estrutura localizada numa das plataformas flutuantes do Canal de Copenhague, com o objetivo de oferecer aos visitantes uma experiência sensorial direta e lúdica com a água.