-
Arquitetos: MTa
- Área: 1300 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:BoysPlayNice
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo volume projetado para 110 crianças combina uma creche municipal clássica e uma creche Waldorf em uma única edificação localizada perto da confluência dos rios Jizera e Oleška nos arredores da cidade de Semily, República Checa. O objetivo era criar um volume com instalações centralizadas e uma cozinha para duas creches independentes com turmas de crianças entre três a seis anos.
O complexo inclui o volume principal (4 salas de aula, cozinha, instalações), um depósito para armazenar bicicletas e lixo comum, um pavilhão com ferramentas e armazenamento de brinquedos, além de gazebos para a creche municipal e para a Waldorf. A massa principal separa a área do jardim da área de estacionamento, e sua curvatura minimiza a sombra mútua em relação aos prédios vizinhos. As salas de aula e suas áreas de serviço são organizadas em um padrão circular ao redor de dois centros de gravidade - átrios. Os átrios separam as diferentes partes do layout, mas também servem como centro de comunicação e espaço para atividades comuns.
A partir do centro também é fácil ter uma visão geral do que está acontecendo na creche ou ao redor dela. O papel principal dos volumes de serviço é articular o espaço e diferenciar as salas destinadas à estadia das crianças. Isso cria uma dicotomia entre espaços de serviço fechados e abertos. A paleta de cores é baseada no círculo cromático de Ostwald e as sete cores escolhidas referem-se ao arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo/roxo, violeta/rosa).
Os layouts das duas creches são idênticos, mas seus designs diferem na escolha de materiais e cores. Na parte Waldorf, os pisos, móveis e paredes são feitos de madeira (semelhante aos brinquedos), enquanto as salas da creche Treperka são marcadas por caixas coloridas individuais. Os espaços e elementos de armazenamento são projetados como móveis embutidos, com a segurança das crianças em mente, sem nenhum tipo de protuberância.
Desde todas as áreas de convivência e instalações sanitárias, é fornecido acesso à terraço, que é coberto por toda a extensão do beiral, formando assim uma zona de transição para o jardim. O valor agregado é um jardim bonito e espaçoso com vários elementos lúdicos, dividido por uma colina circular feita de terra compactada das escavações da fundação, usada por ambas as creches, apesar de seus diferentes estilos de aprendizagem. O sistema de orientação foi projetado por estudantes da UMPRUM (Academia de Artes, Arquitetura e Design de Praga) e é baseado nos desenhos feitos pelas crianças da creche.
Construção e tecnologia - O volume é assentado em uma fundação rasa com uma laje de base. A construção vertical de carga consiste em pilares monolíticos de concreto armado e paredes, que são complementados por colunas de aço ao redor do perímetro. O teto é projetado como uma laje monolítica de concreto armado, com uma cobertura saliente ao longo de seu perímetro. A iluminação fornecida pela fachada envidraçada de perímetro total é complementada por 2 grandes claraboias e 41 tubos solares.
As paredes externas são revestidas com painéis HPL. O volume atende aos parâmetros de passividade e sustentabilidade. O aquecimento é fornecido por uma bomba de calor e uma caldeira a gás condensado (a cobertura corresponde à 75% da bomba de calor e 25% da caldeira condensante). A ventilação controlada é fornecida por duas unidades centrais de tratamento de ar com recuperação de calor. Persianas reduzem os ganhos de calor solar indesejados no verão. O volume é termicamente estabilizado por um sistema de resfriamento e aquecimento na laje (TABS).