O estúdio Superspace, de Istambul, propôs um projeto para a Praça da Vitória em Praga que transforma a região subutilizada no meio de da capital tcheca em um espaço vibrante com rica vegetação e atividades sociais. A solução simples, mas eficaz, inverte o tráfego e o acesso de pedestres para criar um centro urbano verde, onde mercados, festivais de arte e até patinação no gelo no inverno podem acontecer. Árvores nativas seriam plantadas ao redor do anel interno, criando um impacto visual e, simultaneamente, protegendo o espaço dos ruídos do trânsito do entorno.
Arquitetura do República Checa
Projetos mais recentes em República Checa
Últimas notícias em República Checa
9 Bares que todo arquiteto deveria conhecer
Como é o seu bar favorito? Ou como seria o espaço arquitetônico do melhor bar do mundo na sua opinião? O que é que nos chama à atenção quando nos sentamos para tomar algo com nossos amigos? Seria o design do mobiliário, o tema do bar ou apenas um bom cardápio de bebidas? Atualmente, podemos afirmar que a arquitetura destes espaços é tão importante quanto as próprias bebidas que ali se servem. Passando por tavernas inspiradas em cenários de cinema até modernas coberturas em meio ao skyline de uma mega cidade, compilamos uma lista de nove "botecos" que todo arquiteto/a precisa conhecer antes de ir desta para melhor.
Zaha Hadid Architects divulga projeto em antiga área industrial de Praga
O escritório Zaha Hadid Architects (ZHA) divulgou planos de projetar e desenvolver mais de 22.000 metros quadrados de uma área industrial de Praga, em um empreendimento de 90.000 metros adjacente à Estação Masaryk Railway. ZHA foi selecionado pelo parceiro de projeto Penta, uma companhia de investimento que atua em dez mercados da Europa, como vencedor do concurso de 2014 para o projeto. Planejando um novo distrito central de negócios, o escritório procura integrar sua proposta com os modais de transporte existentes, incluindo trens urbanos e metropolitanos, um terminal de ônibus, a linha B do metrô da cidade e uma futura conexão ferroviária com o Aeroporto Internacional Vaclav Havel. Localizado aproximadamente a um quilometro da praça central de Praga, o projeto procura criar um equilíbrio entre a horizontalidade das linhas ferroviárias e a verticalidade e aberturas da Antiga Cidade.