O Heatherwick Studio divulgou o projeto de um Pavilhão de Exposições situado na vibrante orla West Bund de Xangai, na China. Conhecido como West Bund Orbit, o edifício será um importante atrator do novo Centro Financeiro no Distrito de Xuhui. Concebido para ser um marco visual ao longo do rio Huangpu, o projeto oferecerá uma série de espaços públicos qualificados para os pedestres e visitantes.
Localizado em uma esquina, o pavilhão oferece acesso ao público a partir de todos os lados. O espaço expositivo se localiza no centro do edifício, ao passo que as instalações de apoio ocupam a área acima dele. Uma galeria secundária contorna o perímetro do salão principal no térreo com fachadas de vidro que abrem o edifício para o entorno.
Situada no interior do novo bairro e ligada ao parque cultural da orla, a "Órbita" foi concebida como um espaço público que pode ser vivido plenamente tanto no interior como no exterior. Sua fachada se assemelha a uma série de fitas entrelaçadas, configurando escadas curvas, pontes e terraços acessíveis ao público. Além disso, esses recursos arquitetônicos permitem que os visitantes subam ao jardim no terraço do edifício e experimentem várias plataformas de visualização.
Artigo Relacionado
Heatherwick Studio divulga imagens do projeto "1000 Trees" em XangaiO pavilhão de exposições deve ser explorado e experimentado. Em vez de simplesmente fechar uma galeria dentro da fachada ornamental, a 'Órbita' ganhará vida através das pessoas que a visitam. A sua localização na curva do rio permite tornar-se um verdadeiro marco da zona, atraindo pessoas não só para os eventos que acolhe, mas para todo o Shanghai West Bund.
--Neil Hubbard, coordenador no Heatherwick Studio.
As escadas em fita se inspiram nas tradicionais pontes lunares chinesas com um toque futurista. Os elementos visam dar a impressão de um movimento rotativo constante. À medida que os visitantes usam a estrutura para acessar a cobertura, aberturas envidraçadas na fachada exibem o pavilhão de exposições interno, enquadrando as entradas principais em cada nível. As fitas se desdobram em uma cobertura ao ar livre no terraço, oferecendo vistas amplas do rio e de toda a área de West Bund.
Curiosamente, o edifício está localizado em frente ao local do Pavilhão do Reino Unido na Expo Mundial de Xangai 2010, onde o Heatherwick Studio projetou a Catedral de Sementes. Durante a Expo, a Catedral de Sementes atraiu mais de 8 milhões de visitantes e recebeu a medalha de ouro pelo Projeto do Pavilhão. Recentemente, o Heatherwick Studio projetou outro centro urbano em Utrecht. Em colaboração com os arquitetos do Barcode, os escritórios foram selecionados para desenvolver um novo espaço para cultura, trabalho e lazer para a população da cidade. Por fim, o Heatherwick Studio revelou em março seu primeiro projeto de biblioteca pública, projetado para as Bibliotecas do Condado de Howard, nos Estados Unidos.