-
Arquitetos: HUB
- Área: 23000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Stijn Bollaert
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto compreende a restauração, renovação e conversão do prédio histórico do tribunal da Antuérpia, preparando-o de forma sustentável para seu futuro programa como sede dos Tribunais de Justiça e Apelação.
O nosso projeto compreende a restauração do projeto original do edifício concebido pelo arquiteto Lode Baeckelmans, em 1867. Tal projeto é caracterizado por uma morfologia clara e hierárquica organizada em torno de dois pátios centrais e da Salle des Pas Perdus, que foram comprometidos mesmo durante sua execução, em parte devido à morte prematura do arquiteto. Nas décadas seguintes, numerosas intervenções minaram ainda mais a pureza e a fluidez do projeto original.
Desde as primeiras fases de desenvolvimento do projeto, tornou-se claro que o projeto original de Baeckelmans ainda era muito relevante para o futuro programa do edifício. As nossas intervenções primárias, portanto, consistem na remoção meticulosa dos vários elementos que prejudicavam a "leitura" do projeto original e impediam a experiência espacial e a aplicação funcional do edifício. Os elementos que permaneceram foram cuidadosamente restaurados.
Vários acréscimos do século XXI também foram feitos com cuidado e respeito ao caráter histórico do edifício, permitindo assim a execução do programa do edifício conforme os padrões contemporâneos de conforto, sustentabilidade e segurança.
Isso inclui a integração de várias instalações técnicas, a construção de uma sala de audiências e uma escada adicional, a restauração e ampliação das escadarias originais e a utilização do sótão histórico.