-
Arquitetos: ARREA architecture, KAL A
- Área: 2300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Luis Díaz Díaz
-
Fabricantes: Geberit, HAY, PREFA, Rex Kralj, RÖFIX, Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância em Bohinjska Bistrica está situado nos arredores do maior assentamento no Vale de Bohinj, Eslovênia. Ele forma um entrada junto com o prédio da Escola Dr. Janez Mencinger e a Igreja de São Nicolau. A edificação foi projetada como resposta ao desafio programático e espacial de fornecer às crianças espaços para interação social e livre escolha, ao mesmo tempo em que lhes permite admirar, explorar e experimentar ativamente o seu entorno. O volume em si é concebido como um playground contínuo, integrando perfeitamente espaços internos e externos, e organizado em torno de uma série de núcleos técnicos interconectados.
Arquitetura da cobertura. A estrutura de madeira é um abrigo. O novo volume se estende à borda existente da vila de Bohinjska Bistrica, levando em consideração as características geométricas do contexto circundante e enfatizando a horizontalidade por meio da implementação de telhados amplos e inclinados. Ao fragmentar o programa em três volumes distintos, um pátio interno aberto central é estabelecido como a entrada principal, simultaneamente definindo e delineando os espaços externos.
Paisagem cultural e sentido de lugar. Organização de uma casa de fazenda. A arquitetura do jardim de infância desce gradualmente em direção ao ambiente natural, alcançando sua maior proximidade com a natureza na extremidade leste de um dos volumes, que se abre totalmente para a paisagem. Essa interação entre os três volumes estabelece um diálogo harmonioso entre a escala das montanhas e a necessidade das crianças por um ambiente seguro e acolhedor.
O "Gank": Da tradição a um playground contínuo. O elemento organizacional central do espaço interno é a interpretação do tradicional "gank" (varanda), um circuito interconectado de caminhos internos e externos que conecta várias áreas do jardim de infância. Esse sistema de circulação versátil não apenas conecta os espaços da creche, mas também permite o uso flexível e o movimento por toda a instalação.
Transparência: Conexão entre os usuários e o entorno. O envidraçamento ocorre em vários níveis dentro do volume. A transparência está presente tanto na disposição dos espaços internos quanto na abertura de vistas para as direções sul e norte. Como resultado, a edificação é luminosa e os usuários, incluindo crianças, educadores e equipe da cozinha, estão mais conscientes da presença uns dos outros.
Funcionalidade e Comunidade: Propósito além de um jardim de infância. Cada um dos três volumes dentro do complexo serve a um propósito distinto. Os dois primeiros acomodam principalmente áreas de serviço e salas de aula, enquanto o terceiro volume é concebido como um espaço multiuso para a comunidade em geral. Essa estrutura multifacetada tem como objetivo fornecer um local de encontro para a vila, facilitando diversas atividades, eventos culturais e compromissos sociais. Ao servir como ponto focal para a comunidade local, esse volume essencial estabelece uma conexão vital entre todo o projeto e a comunidade circundante, promovendo um novo espaço coletivo para os moradores da região.