Na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da La Biennale di Venezia, o Pavilhão da Eslovênia explorou o tema da ecologia e as formas paradoxais pelas quais a arquitetura se relaciona com ela. Em vez de entendê-la estritamente por meio de adaptações energeticamente eficientes, como bombas de calor ou ventilação de recuperação, a exposição intitulada +/- 1 °C: Em busca de uma arquitetura bem temperada tem como objetivo abordar o tema holisticamente. Os curadores do Pavilhão, Jure Grohar, Eva Gusel, Maša Mertelj, Jure Grohar, Eva Gusel, Maša Mertelj, juntamente com cinquenta arquitetos e criadores, pesquisaram e analisaram edifícios vernaculares da Europa buscando exemplos vivos de adaptações intuitivas.
Arquitetura Eslovena
Projetos mais recentes em Eslovênia
Últimas notícias em Eslovênia
Arquitetura eslovena contemporânea em oito projetos residenciais
A arquitetura eslovena contemporânea nasce da fusão entre tradição e modernidade, entre arquitetura e paisagem. Profundamente enraizada na cultura local, a arquitetura contemporânea eslovena emerge em meio a uma paisagem tão vasta quando pinturesca. A geografia do país moldou ao longo dos séculos uma arquitetura híbrida tanto em forma quanto em conteúdo. Como um desdobramento da arquitetura modernista produzida por alguns dos mais importantes arquitetos do país, entre eles Max Fabiani, Ivan Vurnik e Jože Plečnik, a arquitetura contemporânea eslovena procura expandir continuamente suas raízes, arraigadas profundamente a esse território.
Torre elíptica de Massimiliano e Doriana Fuksas vence concurso na Eslovênia
Massimiliano e Doriana Fuksas divulgaram as últimas imagens de sua proposta vencedora do concurso de arquitetura “Capo Grande Tower” na Eslovênia. O projeto será implantado em na cidade costeira de Koper e será composto por uma torre e uma ponte, conectando a praia de Giusterna ao Monte San Marco. Desenvolvido em colaboração com o arquiteto esloveno Sandi Pirš, o projeto consiste em uma estrutura em dupla elipse de mais de 100 metros de altura inclinada em direção ao mar, a qual deverá se tornar imediatamente "uma nova referência urbana na paisagem costeira da cidade”.
Animação inédita do projeto não-construído do Parlamento Esloveno de Jože Plečnik
Jože Plečnik é frequentemente citado o maior arquiteto da Eslovênia, apesar de ter deixado este mundo há mais de setenta anos. Seu traço, treinado em Viena sob a tutela de Otto Wagner, pode ser visto por todo o país - e especialmente em Ljubljana. Embora Plečnik seja lembrado por seu trabalho de restauração e renovação do Castelo de Praga na década de 1920, o impacto que deixou na capital eslovena é inconfundível.
Quiosque K67: O projeto modular dos anos 60 que permanece vivo até hoje
Esse artigo foi publicado originalmente pela Metropolis Magazine sob o título "The Enduring Lives of Saša Machtig's Modular Creations."