O concurso para o novo Teatro Griegkvartalet em Bergen, Noruega, selecionou recentemente cinco equipes finalistas. A expectativa é que o projeto se torne um centro cultural de prestígio no país, abrigando expressões multidisciplinares de arte, como ópera, teatro musical, balé, dança e concertos, além de conferências e outros eventos. A competição enfatiza a importância da relação com o meio ambiente, com o espaço urbano, a eficiência energética e a viabilidade econômica.
As equipes selecionadas são Henning Larsen Architects, Snøhetta, Zaha Hadid Architects, MAD arkitekter com Kengo Kuma, e o Nordic Office of Architecture com Arkkitehtitoimisto ALA. Os finalistas foram selecionado entre 32 participantes de todo o mundo; nos próximos meses, o júri selecionará os três premiados. Em março de 2024, uma equipe será selecionada como vencedora e firmará contrato para iniciar as obras.
"O que esses cinco selecionados têm em comum é seu histórico de criação de belos e relevantes edifícios culturais e espaços urbanos. Eles demonstram experiência tanto em arquitetura quanto em consultoria, como evidenciado por suas referências. Suas cartas de motivação mostraram dedicação e adequação para participar do planejamento e da competição de projeto", diz Olav Munch, Diretor Administrativo de Grieghallen.
Todos os estúdios selecionados projetaram instituições culturais semelhantes ao Teatro Griegkvartalet. A Ópera de Oslo, projetada pela Snøhetta Oslo, é a maior instituição de música e teatro do país. Zaha Hadid Architects projetou o Museu MAXXI e o centro cultural em Roma, que foi concluído em 2019. Em 2020, Kengo Kuma & Associates e Mad Arkitekter venceram o concurso para projetar a nova Biblioteca Ibsen em Skien, Noruega. Por fim, Henning Larsen Architects, em colaboração com a Arup, foi selecionado para projetar e restaurar o Canberra Theater Center na Austrália.
Conheça as equipes a seguir:
- Henning Larsen Architects, em colaboração com a Rambøll Norge como consultores. Henning Larsen Architects projetaram estruturas como o Harpa Concert Hall and Conference Center (Reykjavik), o Shaw Auditorium (Hong Kong) e a extensão da Ópera Bastille (Paris).
- Kengo Kuma e Mad arkitekter, juntamente com Vogt Landscape e Buro Happold, consultores de engenharia da NODE, Voss Elconsult, Konsepta, Tevas, Byggadministrasjon Harald Bjørndal, o designer de iluminação Jesper Kongshaug, Advansia, Kepla e Civil Management como consultores.
- Nordic Office of Architecture com Arkkitehtitoimisto ALA e Norconsult como consultores.
- Snøhetta Oslo, com os arquitetos da 3RW e a Cowi como consultores.
- Zaha Hadid Architects, juntamente com A-lab e Sweco Architecture, e Tyrens Sweden, AKT II, Hilson Moran Partnership e Tevas como consultores.