-
Arquitetos: Resolution: 4 Architecture
- Área: 465 465m2
- Ano: 2020
-
Fabricantes: DuPont, Accurate, Bosch, Caesarstone, Daltile, Kohler, Miele, Subzero, U-line, USAI, WAC Lighting, WASCO Skylights, Western Window Systems
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o proprietário/designer de interiores encontrou esta casa de meados do século projetada por Kaneji Domoto, arquiteto e paisagista pupilo de Frank Lloyd Wright, ela estava em completo estado de abandono. Tinha sido abandonada e sofreu danos significativos causados por tubulações estouradas. Houve até discussões sobre demolir a casa. Mas, ao percorrer a propriedade, a equipe viu um grande potencial nos detalhes originais, por vezes peculiares, da casa e em sua localização única. A sala de estar envidraçada se projeta sobre um pequeno riacho de uma maneira provavelmente impossível de ser replicada de acordo com as regulamentações modernas de zoneamento.
Portanto, em colaboração com o proprietário e o empreiteiro, empreendemos o desafio de respeitar e realçar a arquitetura de meados do século e a atitude sensível de Domoto em relação à paisagem, ao mesmo tempo em que a tornamos habitável para uma jovem família. Grandes reparos e melhorias nos sistemas de construção e na estrutura foram necessários para tornar a casa segura, funcional e eficiente em termos energéticos. No final, o projeto envolveu uma reforma completa e uma grande ampliação.
A garagem existente, a edícula da piscina, cozinha e lavanderia foram demolidas para dar lugar a dois novos quartos de hóspedes e uma nova cozinha, sala de jantar e sala de estar integradas. Uma nova garagem substituiu a antiga e reorientou a entrada para um novo hall ao lado da cozinha com armários de carvalho branco. A nova cozinha se torna o núcleo, conectando os espaços formais existentes de jantar e estar à adição. A nova sala de estar é envolta por portas de vidro de correr voltadas para a piscina no norte e com armários embutidos no sul para armazenamento de equipamentos e brinquedos.
Da garagem, a passarela coberta existente que leva à entrada original foi reconstruída devido à deterioração, e o projeto do jardim de pedras de Domoto - que estava severamente abandonado - foi restaurado. No espaço central, que agora abriga a sala de jantar formal, vigas de madeira existentes atravessam de forma ritmada o espaço e novos painéis de forro translúcidos flutuam acima delas. As claraboias existentes foram substituídas e novas foram integradas à adição.
Da mesma forma, todo o envidraçamento da casa existente foi substituído por novas unidades termicamente isoladas. Na sala de estar, as portas de vidro foram reorientadas para manter o acesso ao novo deck da piscina menor, construído nas grandes formações rochosas existentes a oeste e recuado no lado norte para expor as vistas para o riacho. Uma nova piscina de concreto substituiu a antiga piscina amorfa superdimensionada, permitindo mais espaço para relaxar e brincar no deck.
Infelizmente, a maior parte dos revestimentos originais não pôde ser salva devido à deterioração e danos, mas os puxadores originais dos armários foram reutilizados como um aceno ao design original. Os novos armários embutidos personalizados são muito mais funcionais e, com uma mistura de folheados de carvalho branco e nogueira, mantêm a estética dos anos 50. O design original de Domoto para o espaço da sala de estar girava em torno da lareira circular, que foi preservada.
O forro de madeira existente neste espaço também foi restaurado. Acrescentando uma vibração inesperada à paleta de materiais, o proprietário/designer de interiores introduziu detalhes coloridos aplicando papel de parede e azulejos geométricos. Sua mistura entre mobiliário moderno, vintage e dos anos 50 completa esta casa única.