-
Arquitetos: WE-S architecten
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nicolas da Silva Lucas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma antiga escola municipal no meio das Ardenas Flamengas precisa ser convertida em um espaço comum e multifuncional que servirá a duas unidades habitacionais adicionais. Uma unidade está situada na antiga casa do professor; a segunda casa unifamiliar está planejada para ficar nos fundos, fazendo fronteira com o antigo playground.
O prédio é concebido como um volume de vidro, inserido aparentemente sem esforço entre as paredes originais de tijolos do jardim. O conceito é levado ao limite ao materializar as paredes internas com quase os mesmos tijolos das paredes do jardim existentes (PASSO 2).
O volume ocupa o lugar do antigo prédio sanitário e forma a separação entre o playground e o jardim atrás dele. A transparência é maximizada ao limitar as paredes de suporte às laterais do prédio.
O bloco central da cozinha forma o único núcleo estrutural e técnico e garante a separação entre o salão diurno e a sala de estar (PASSO 3). Os quartos e o banheiro estão localizados no subsolo para minimizar o impacto do volume no entorno. Os quartos recebem luz natural graças a uma inclinação escavada que se estende em direção ao jardim (PASSO 4).
O resultado é um pavilhão modesto que se entrelaça sem esforço com seu contexto (PASSO 5).