-
Arquitetos: TRANS architectuur I stedenbouw
- Área: 3300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Stijn Bollaert
-
Fabricantes: Alucobond, Derbigum, Reynaers Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo quartel de bombeiros em Kortrijk foi reabilitado como a "Deelfabriek", um ponto de encontro onde iniciativas dos cidadãos, do bairro e da cidade podem se encontrar. Deelfabriek deseja promover o compartilhamento como uma alternativa à posse e estimular o empoderamento, enquanto várias iniciativas podem fortalecer e melhorar umas às outras.
O edifício "Tuighuizen" foi construído em 1940 e foi classificado como um monumento histórico em 2003. Este edifício em particular se destaca devido ao volume vertical da torre com a escada de vidro ao lado das alas inferiores construídas em concreto e cobertas com uma fachada de tijolos.
O design enfatiza um gesto acolhedor ao abrir o prédio no canto e situar um mercado neste local. É um espaço onde todos os participantes podem promover suas iniciativas para o público e uma mercearia social pode exibir seus produtos. No coração do prédio, uma série de ateliês estão posicionados, cada um com seu próprio endereço no pátio que foi aberto. O galpão industrial existente será renovado como um depósito central.
Na torre, um clube de escalada encontra um lar. A coroa de vidro da torre será um espaço de encontro único sob o céu, editado por um artista. A Deelfabriek se tornará um farol para o bairro e além, dando à "economia compartilhada" um lugar na cidade.