A Rebuild Foundation, dirigida pelo artista Theaster Gates, converterá a Escola Primária St. Laurence em um novo hub de artes de 40 mil metros quadrados em Chicago. A antiga escola de ensino fundamental está desocupada e será transformada em um espaço de confluência cultural. Com inauguração prevista para 2024, o projeto de adaptação adaptativa expande o programa do antigo edifício e promove o que os organizadores chamam de educação criativa.
A expansão da equipe de liderança para contratar um estrategista de operações, um bibliotecário de coleções especiais e um diretor financeiro são indicações do crescente investimento da fundação na comunidade. A Escola Primária St. Laurence foi projetada com o objetivo de apoiar artistas de cor e seu sustento, ao mesmo tempo em que traz novos recursos culturais para a comunidade da região sul. Além disso, uma incubadora na escola fornecerá espaços essenciais para aprendizado e colaboração interdisciplinar.
Theaster Gates e a Rebuild Foundation compraram a escola St. Laurence em 2014, arrecadando fundos para a renovação e salvando o prédio histórico da demolição. O novo hub cultural está programado para abrir no final de 2024. Além disso, Gates está redesenhando a arquitetura, transformando o prédio de tijolos no estilo Art Déco e Prarie em um espaço com estúdios de artistas, salas de aula, pisos de coworking, um laboratório para pesquisa em arquivos e um lar para objetos nas coleções e arquivos da Rebuild. A restauração de St. Laurence segue os princípios de reurbanização ética e reutilização adaptativa, inicialmente moldados pela abordagem de Theaster Gates em relação à arquitetura.
O principal para o resgate de St. Laurence é celebrar as vidas artísticas da região sul e da comunidade afro-diaspórica maior. Com a liderança e o apoio de nossa equipe ampliada, poderemos avançar em nossa missão de fornecer recursos criativos, comodidades e programas a uma comunidade que historicamente foi negada acesso a eles. No processo, poderemos conectar a história da região sul ao presente, amplificando as vozes e a arte negra. -- Theaster Gates, artista, fundador e diretor executivo da Rebuild Foundation.
Em 2022, o Pavilhão Serpentine "Black Chapel" foi criado por Theaster Gates. O artista radicado em Chicago tinha como objetivo ir além da arquitetura e projetar um espaço para experiências emocionais e espirituais compartilhadas. Além disso, o artista em colaboração com o arquiteto Asif Khan, recentemente revelou a versão revisada do projeto de reurbanização do litoral de Liverpool. Os planos incluem o redesenho dos espaços públicos e das áreas históricas centrais dos docas de Liverpool. Por fim, Theaster Gates concebeu "Os Princípios de Reurbanização Ética", incentivando o trabalho de desenvolvimento liderado por artistas e baseado em bairros ocorrendo na região sul de Chicago.