A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023, mais frequentemente referida como COP28, é um encontro de mais de 160 países que concordam em combater os impactos prejudiciais das atividades humanas no clima. A Cúpula Internacional sobre o Clima acontece anualmente, reunindo chefes de estado, delegados e representantes de vários países para negociar ações e acordos relacionados à mitigação da crise climática. No ano passado, a COP 27 foi realizada de 6 a 18 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh, Egito. Com a próxima COP 28 nos Emirados Árabes Unidos prestes a acontecer, vale a pena examinar o impacto da conferência e o que esperar.
A COP 28 ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Este ano, o programa será voltado para responder à Avaliação Global e "fechar as lacunas de 2023". A presidência da COP lançou uma consulta sobre áreas temáticas, incentivando os participantes internacionais a destacar as questões mais urgentes que devem ser priorizadas no evento. Os temas deste ano são Tecnologia e Inovação, Inclusão, Comunidades de Linha de Frente, e Finanças.
Debater o ambiente construído é crucial para a conferência internacional, portanto, ele continuará sendo um ponto-chave durante o evento. Ele engloba uma série de elementos essenciais a serem considerados ao discutir a verdadeira adaptação e mitigação climática, entre os quais nossos ambientes cotidianos, edifícios, infraestruturas, áreas urbanas e sistemas de transporte. Nesse sentido, o grupo BuildingToCop 28, composto por ONGs focadas em sustentabilidade, trabalha para lançar luz sobre o ambiente construído enquanto fator crítico para alcançar os objetivos globais.
A COP27 reuniu muitos eventos que giraram em torno da resiliência, descarbonização, finanças e recursos. Um ano antes, na COP26 em Glasgow, Escócia, os países se concentraram na meta desafiadora de 1,5°C do Acordo de Paris, estabelecendo novas iniciativas e objetivos de longo prazo para atingir emissão líquida zero até 2050. A cada ano, a lista de propostas é cuidadosamente elaborada e revisitada em relação ao ano anterior.
Leia a seguir uma seleção de artigos do ArchDaily que destacam a relação entre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) e o ambiente construído.