A Bienal de Arquitetura de Chicago divulgou uma programação dividida em etapas para sua quinta edição, CAB 5: This is a Rehearsal (Isso é um Ensaio). A inauguração oficial do evento acontecerá em 21 de setembro, com instalações pontuais por diferentes locais da cidade, e em primeiro de novembro serão abertas as mostras no Chicago Cultural Center e na Graham Foundation. A curadoria do CAB 5 está a cargo do coletivo Floating Museum, um grupo de artistas, designers, poetas e educadores focados em construir conexões entre arte, comunidade, arquitetura, infraestrutura e instituições públicas.
This is a Rehearsal é voltado para a prática da arquitetura como uma exploração baseada no tempo e na repetição. Para isso, o evento foi dividido em duas fases separadas. Em 21 de setembro, o CAB 5 abrirá instalações em diversos locais da cidade, apresentando um modelo descentralizado, diferente das bienais anteriores. A exposição no Chicago Cultural Center permanecerá aberta ao público até 11 de fevereiro de 2024.
O tema central de "This is a Rehearsal" se concentrará nos aspectos comunitários e processuais da arquitetura, destacando seu papel no aprimoramento da vida na cidade e no estímulo à responsabilidade coletiva. Os indivíduos selecionados pela Floating Museum examinarão obstáculos ecológicos, políticos e econômicos em todo o mundo, levando em consideração também as condições locais. O objetivo dos mais de 100 eventos do CAB 5, que englobam instalações e apresentações, é incentivar as pessoas a refletirem sobre a influência da infraestrutura física, do patrimônio cultural, do apelo visual e do planejamento espacial na sociedade. Além disso, a estratégia horizontal do CAB 5 demonstra um compromisso em envolver públicos e metodologias diversas, ao mesmo tempo em que incentiva os visitantes a compreenderem o conceito de arquitetura no contexto urbano.
Ao usar o termo “rehearsal”, a Floating Museum abre portas para novas oportunidades ao estabelecer diversas parcerias que ativam discussões sobre criação inovadora. Cada iniciativa incentiva a comunidade a se envolver em uma jornada de educação e exploração, aprofundando-se em questões como como a cidade pode participar ativamente de discussões sobre cultivo de alimentos sustentáveis, gerenciamento eficiente de água e geração de materiais. Além disso, esses programas também facilitam conversas essenciais sobre autoridade, construção de narrativas históricas e questões relacionadas à propriedade, acessibilidade e utilização da terra. O CAB 5 convida várias partes interessadas a participarem igualmente, incentivando colaboração significativa entre disciplinas, geografias e histórias.
Os curadores convidaram muitas instituições locais e internacionais para participarem da exposição. Entre as organizações locais estão a Urban Growers Collective, Grow Greater Englewood, Project Onward e Southside Community Art Center. Além disso, o Highline e o Storefront for Art and Architecture também apresentarão trabalhos. O CAB 5 também possui muitas parcerias únicas e frutíferas com diferentes instituições, locais da cidade e arquitetos. O evento contará com um novo estúdio de arte ao ar livre e espaço culinário em Chicago, hospedando um programa de residência artística e apoiando colaborações locais.
A lista completa de participantes e parceiros pode ser vista aqui.