O escritório gru.a, fundado há pouco mais de uma década no Rio de Janeiro por Caio Calafate e Pedro Varella, tem realizado projetos de escalas variadas, com foco especial na convergência entre arte, arquitetura e infraestrutura. Entre suas obras mais conhecidas está a instalação A Praia e o Tempo e seus projetos mais recentes incluem abrigos, festivais e expografias.
Este mês, o escritório foi reconhecido com o Prêmio Di Tella de Arquitetura, organizado pela Escola de Arquitetura e Estudos Urbanos (EAEU) da Universidade Torcuato Di Tella (UTDT) por meio do seu Centro de Estudos para Arquitetura Contemporânea (CEAC).
O júri do prêmio, composto por Marcelo Faiden, Javier Agustín Rojas, Mauricio Pezo e Sofía Von Ellrichshausen, selecionou a prática brasileira entre mais de cinquenta escritórios. Como parte do reconhecimento, a editora Di Tella Arquitectura publicará um compêndio dedicado ao trabalho do gru.a, que será lançado em novembro deste ano.
O gru.a também faz parte da seleção de melhores Novas Práticas do ArchDaily de 2023. Conheça o trabalho dessas práticas emergentes aqui.