A empresa alemã Sono Motors tornou-se mundialmente conhecida ao desenvolver o Sion, automóvel elétrico movido a energia solar. Entretanto, por falta de financiamento para apoiar a produção pré-série, o projeto foi encerrado em fevereiro deste ano e o foco agora é atuar na adaptação e integração de sua tecnologia solar patenteada em veículos de terceiros.
O fracasso empresarial pode ser uma boa notícia para o meio ambiente, uma vez que, ao invés de concentrar-se em veículos individuais, o modelo de negócios foi transformado para atender a uma ampla gama de veículos, incluindo ônibus, caminhões e veículos refrigerados.
Os clientes B2B são de países da Europa, Ásia e Estados Unidos, incluindo, por exemplo, Mitsubishi e duas subsidiárias da Volkswagen. Porém, o grande projeto deste semestre é o “Solar Bus Kit”, uma solução de retrofit solar voltado ao transporte público. Se implantada em massa, a tecnologia poderia contribuir para descarbonizar o setor.
O primeiro ônibus a ganhar módulos solares está rodando na cidade alemã Hof, no nordeste da Baviera, desde que recebeu a aprovação rodoviária da Agência Alemã de Inspeção Técnica (TÜV).
O modelo Mercedes-Benz Citaro C2 foi equipado com 16 painéis fotovoltaicos semi-flexíveis com potência total instalada de cerca de 1,4 kWp. A energia solar gerada dessa maneira é alimentada na bateria para suportar o motor a diesel convencional e reduzir as emissões de CO2.
Para servir de comparação, um ônibus híbrido leve construído de forma idêntica sem um sistema fotovoltaico está sendo operado simultaneamente. Os números permitirão comparar o desempenho de direção e o consumo de energia dentro de uma determinada distância percorrida.
“Acreditamos que a instalação do nosso Solar Bus Kit demonstrará que trata-se de uma solução rápida, fácil e econômica para a redução sustentável das emissões do transporte público”, diz Jona Christians, CEO e cofundador da Sono Motors.
“Estamos muito entusiasmados com os resultados do projeto-piloto. Esperamos que sirva de modelo para outras soluções de mobilidade ecológicas”, afirmou Jean Petrahn, diretor administrativo da Stadtwerke Hof, responsável pela operação do veículo. O projeto faz parte da estratégia de longo prazo da companhia para promover a mudança para a mobilidade elétrica.
Via CicloVivo.