Hoje estreia o primeiro episódio de uma série documental sobre projetos do escritório Al Borde. Este primeiro filme tem como título Construindo com árvores vivas e narra as histórias por trás da Casa Jardín, uma residência unifamiliar localizada nos arredores de Quito, Equador.
Projetada para um ecologista chamado José, a residência é desenvolvida em três pequenos pavilhões independentes com estruturas híbridas que combinam árvores vivas com diferentes sistemas construtivos, utilizando uma técnica vernacular de cercas vivas usada nos Andes desde a antiguidade. Uma busca pela convivência simbiótica entre arquitetura e natureza.
Desde o início, eu não a via como uma casa de campo, mas como o lugar onde eu queria morrer. Foi então que nasceu o plano de ter este lugar muito adaptado à minha visão da vida e de viver. Uma casa que está adaptada à natureza. Uma casa que está inserida na natureza. — José, proprietário da Casa Jardín
De acordo com os autores do projeto, a Casa Jardín representa a exploração de uma convivência harmoniosa entre a arquitetura e o ambiente natural. Sua construção é baseada em um conhecimento enraizado na região, fundindo métodos antigos pré-colombianos com as demandas e desafios modernos. Essa fusão conecta elementos arquitetônicos, legados tradicionais e o ambiente circundante, sendo um convite para considerar a busca por uma identidade singular, enraizada na identidade característica da localidade.
O interesse desta série documental está nas perspectivas dos moradores, construtores, críticos convidados e equipe de projeto, revelando o ambiente social, ecológico, político, cultural e humano que envolve esses empreendimentos, com o propósito de promover uma compreensão mais abrangente da arquitetura e sua influência na sociedade. O primeiro episódio traz Miguel Ramos, mestre de obras do projeto, e os críticos Lucia Durán, Diretora Executiva do Museu de Arte Pré-Colombiana Casa del Alabado, Inés del Pino, professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Equador, e Nivaldo Andrade, professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Boa sessão!
Ficha Técnica
Roteiro e direção: Pedro e Pablo Orellana
Produção: Al Borde e Pedro Orellana
Direção de fotografia: Analía Torres
Som direto e mixagem: Andrés Galarza
Montagem: Pablo Orellana
Cor: Leonardo Espinoza
Com o apoio de: Instituto Nacional de Patrimonio Cultural del Ministerio de Cultura y Patrimonio del Ecuador
Parceiro de mídia: ArchDaily