-
Arquitetos: caraa.cz
- Área: 2000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tomáš Slavík
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo centro sociocultural foi criado no local de um antigo e obsoleto prédio Sokol, no centro histórico da vila. Essa vila não possui a clássica praça pública e, em vez disso, é substituída pela área Sokec, um fenômeno indispensável.
Apesar da reconstrução da área, foi possível preservar o genius loci original e fornecer aos cidadãos instalações para eventos sociais, culturais e esportivos de todos os tipos. O novo pátio definido na Rua Masarykova tornou-se parte de toda a área.
O ponto focal da área é o prédio Sokec compacto, de fácil leitura e transparente, com uma sala multiuso.
O espaço dentro do prédio é livre, três espaços principais se sobrepõem uns aos outros: uma sala multiuso, um restaurante e um jardim conectado com uma área esportiva. Esses espaços podem ser facilmente conectados em uma unidade espetacular para a organização de eventos municipais essenciais. O prédio também oferece duas salas menores no primeiro andar com vista para o jardim e são usadas para as atividades normais de todas as associações, atletas e cidadãos.
Todas as operações de serviço e instalações estão nas alas de dois andares adjacentes aos prédios das casas vizinhas. A forma é inequívoca, simples, digna, ideologicamente e tipologicamente referente à qualidade dos prédios Sokol da Primeira República.
A parte oposta do jardim com o Clube é reservada para os jovens. O porão do clube é usado como sala de ensaio musical isolada acusticamente e visualmente. O andar de cima serve como palco de concertos ou tela de projeção.
Ao longo do jardim, fica o Armazém, que foi criado reconstruindo o edifício de pátio existente. O equipamento do jardim é armazenado no Armazém e também oferece espaço para o Clube dos Idosos. O jardim é dominado por uma tília centenária. A área central do complexo, com uma superfície esportiva multiuso, é cercada por uma encosta verde com vários elementos de jogo.